Skip directly to content

Com a meta de atender 5 mil pessoas, Caravana da saúde é lançada em Coxim

Com a meta de atender 5 mil pessoas, Caravana da saúde é lançada em Coxim

30/03/2015 - 16:15

A Caravana da Saúde, programa do Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e mais 30 entidades, foi lançada oficialmente no último domingo (29), em  Coxim/MS. O objetivo principal da iniciativa é descentralizar serviços, regionalizar atendimentos e humanizar a saúde.

A meta, de acordo com as informações do Governo, é atender aproximadamente cinco mil pessoas até o próximo domingo, 5 de abril, do município e da região.  Para o representante da Famasul, o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Niuto Pereira de Souza, o evento foi marco na região e vai otimizar o tempo de espera daqueles que precisam de atendimento emergencial.

“O objetivo foi zerar o número de espera por atendimento e cirurgia de pacientes do SUS da região, onde alguns já estão há mais de cinco anos esperando por uma cirurgia relativamente simples, como oftalmologista. Além de também oferecer outros serviços, como por exemplo, expedição de documentos pessoais”, destacou Pereira sobre a iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde.

O  lançamento do projeto pioneiro reuniu lideranças políticas e de instituições do estado de Mato Grosso do Sul. O Sistema Famasul, juntamente com a Fecomercio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Fiems – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul e o Hospital de Câncer de Campo Grande disponibilizaram ao público exames preventivo de câncer de útero, mama, próstata e pele.  Os atendimentos foram realizados em dois ônibus adaptados estacionados em pontos estratégicos.

Pereira ressalta que a Caravana da Saúde mudará a realidade da região Norte. “É bem verdade que não é nem foi um projeto mágico, muitos ajustes precisam ser feitos, mas com certeza foi um divisor de água, graças ao trabalho do governador do Estado, secretários e parceiros”.

Até o final do projeto, que passará pelas 11 microrregiões de Saúde do Estado, a expectativa é de que mais 18,5 mil atendimentos sejam realizados. A próxima edição será realizada em Ponta Porã, com data ainda a ser definida.