Com o apoio do Senar/MS, Centros de Equoterapia ultrapassam 2 mil atendimentos em 2025
Com o apoio do Senar/MS, Centros de Equoterapia ultrapassam 2 mil atendimentos em 2025

Celebrado em 9 de agosto, o Dia Nacional da Equoterapia destaca a importância dessa prática terapêutica que utiliza o cavalo como instrumento para promover saúde, educação e reabilitação. Em Mato Grosso do Sul, a equoterapia é desenvolvida por centros especializados que, com o apoio do Senar/MS, fortalecem a iniciativa no meio rural. Somente em 2025, mais de 2 mil atendimentos já foram realizados com esse suporte.
Desde 2022, já foram registrados 17.848 atendimentos no estado. A iniciativa é voltada para pessoas com deficiência que vivem no meio rural, contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional e social dos praticantes.
Atualmente, o Senar/MS mantém parcerias com cinco Centros de Equoterapia nos municípios de Deodápolis, Jardim, Rio Brilhante, Maracaju e Aparecida do Taboado, beneficiando mais de 200 praticantes de forma contínua.
Mesmo sem executar diretamente os atendimentos, o Senar/MS contribui com a estrutura dos centros, fornece materiais, orientações técnicas, além de investir na capacitação dos profissionais que atuam nesses locais.
Em Aparecida do Taboado, as instrutoras e fisioterapeutas receberam capacitações voltadas para o transtorno espectro autista (TEA), transtorno opositor desafiador (TOD) e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
“A demanda está bem maior nesses diagnósticos. Então, é importante a gente se capacitar. Aprendemos de tudo um pouco, dá para associar e ter diversos benefícios aqui para os nossos meninos, sabemos que temos que estudar e renovar nosso conhecimento cada dia mais”, destaca Bruna Felix, fisioterapeuta e coordenadora do centro.
Bruna relembra que durante nove anos de trabalho no centro, a parceria com o Senar/MS possibilitou uma estrutura diferenciada. “Tivemos muitas mudanças, nosso projeto cresceu muito. A gente inaugurou um playground inclusivo, um tanque de peixe, que é um pesque e solte para as crianças utilizarem.”
A coordenadora explica que a equoterapia é uma abordagem terapêutica diferenciada, capaz de revelar, por meio do movimento tridimensional do passo do cavalo, lesões que muitas vezes passam despercebidas no início, mas que se tornam perceptíveis ao fim da sessão. “Temos muitos ganhos em relação ao físico, além de ter a parte de interação, socialização e autoconfiança. A diferença que a equoterapia faz é surreal”, ressalta.
Como participar?
Para ser atendido por um dos centros é preciso ter encaminhamento médico para a equoterapia, que conta com avaliação da equipe multidisciplinar e planejamento adequado.
Se você já tem o encaminhamento pode procurar pelo responsável e verificar os próximos passos com cada local abaixo:
Centro Equoterapia em Deodápolis - (67)99978-2975
Centro Equoterapia em Jardim - (67)99986-5085
Centro Equoterapia em Rio Brilhante - (67)99312-3887
Centro Equoterapia em Maracaju - (67)3454-3565
Centro Equoterapia em Aparecida do Taboado - (67)3565 1288
Assessoria de Imprensa de Comunicação do Sistema Famasul - Pâmela Machado