Skip directly to content

Com o Senar/MS, horticultor dobra produtividade e mantém produção o ano todo em Três Lagoas

Com o Senar/MS, horticultor dobra produtividade e mantém produção o ano todo em Três Lagoas

24/05/2019 - 11:15

Por meio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o horticultor, Silvio Shizuo Yamaguti, de Três Lagoas – a 320 km de Campo Grande, conseguiu dobrar a produtividade e aumentar o lucro na venda de berinjelas, maxixe, quiabo e jiló, além de produzir o ano todo, com a técnica de escalonamento.

Com as visitas mensais e as orientações feitas por meio da assistência técnica e gerencial do Senar/MS sobre o manejo e plantio fizeram aumentar consideravelmente a renda da propriedade. Esse é o case de sucesso dessa semana na série “Senar/MS Transformando Vidas”.

“Mais na parte de assistência que sentimos diferença mesmo. Nós, praticamente, não tínhamos um agrônomo responsável para orientação técnica no plantio. Somos produtor há muito tempo, mas não tinha essa orientação técnica”, comentou Silvio.

Conforme o produtor, tudo começou após amigos e conhecidos terem sido atendidos pelo Senar/MS e indicarem a participação. “Por intermédio de alguns amigos meus que já têm o curso Negócio Certo Rural que fiquei sabendo. Me informei e fui fazer o curso. Através disso, veio assistência e a gente está aproveitando”, resumiu.

Segundo a técnica de campo Andressa Melo, responsável pelo atendimento da propriedade de Silvio, com as mudanças orientadas pelo programa de assistência técnica e gerencial o produtor passou a ter renda o ano todo. “Foi necessário investir em tecnologias no início, uma delas foi a fertirrigação ainda pouco conhecida no município e trabalho com sementes de qualidade. Com  tudo isso foi possível dobrar a produtividade. Antes do ATeG ele não realizava escalonamento e agora já consegue ter constância na produção”, detalhou.

Transformando Vidas – O Sistema Famasul divulga todas as sextas-feiras uma matéria sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica e gerencial da instituição e também na sociedade. Acompanhe!

Quer saber mais sobre a editoria Mercado Agropecuário? Clique aqui. Saiba mais sobre o Senar/MS na editoria Educação no Campo, acesse https://bit.ly/2JBpmDw.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu