Skip directly to content

Com a presença do Governador e lideranças, Mauricio Saito é empossado presidente da Famasul

Com a presença do Governador e lideranças, Mauricio Saito é empossado presidente da Famasul

08/08/2015 - 16:45

“Hoje, não são só os filhos de produtores rurais que têm olhos voltados para o campo”, a afirmação é do novo presidente da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante cerimônia de posse da diretoria, nesta sexta-feira (07), em Campo Grande. Para exemplificar a referência, Saito citou o Curso Técnico em Agronegócio, ao nível de ensino médio, oferecido pelo Senar/MS, o qual teve 25% das vagas preenchidas por pessoas que já possuem graduação.

A nova gestão tem a missão representar os produtores de Mato Grosso do Sul pelos próximos três anos e aumentar a participação na tomada de decisões e ações ligadas ao agronegócio. “Suceder a gestão de Eduardo Riedel e de sua equipe formada por Ruy Fachini, Almir Dalpasquale e Nilton Pickler é assumir o desafio de manter o nível de atuação da entidade e de igualar no comprometimento em defesa dos interesses do setor agropecuário”, afirmou Saito.

O médico veterinário e agricultor assume a presidência da Casa Rural de Mato Grosso do Sul, aprovado com o maior quórum de delegados representantes já registrados em eleições da entidade. Saito é o nono presidente da entidade que foi fundada em 1979 e compõe o Sistema Famasul junto a Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS, Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e a Funar – Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural.

Durante o discurso, Saito relatou os principais gargalos que a entidade tem pela frente, entre elas estrutura e políticas públicas que atendam as necessidades do produtor rural. “Apesar de todas as conquistas e potencialidades latentes de nosso Estado, temos muitos desafios a enfrentar, como infraestrutura, logística compatível com capacidade produtiva, investimento em políticas públicas de sanidade animal e vegetal, legislação trabalhista, política agrícola, consolidação do cadastro ambiental rural e a invasão de terras, que nos últimos anos, tem sido o tema que mais preocupa a classe produtora”, explica.

O até então presidente Nilton Pickler, volta à vice-presidência da Casa Rural. Ele assumiu a entidade interinamente em janeiro, após a saída de Eduardo Riedel, que foi chamado para compor pasta da Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul.  “Os últimos sete meses marcaram muito a minha vida e sem dúvida serão um divisor de águas para mim e para minha vida sindical. Saio da posição de presidente, mas como vice mantenho meu comprometimento de trabalhar ao lado do Mauricio. Os produtores confiam na sua competência e sabem da experiência que ele possui para conduzir as demandas do setor”, declara Pickler.

Riedel, que presidiu a Casa de 2012 a 2015 e fez parte da gestão de Ademar Silva Junior, destacou a competência de Pickler e diz acreditar em uma trajetória de sucesso traçada por Saito. “Nilton cumpriu de maneira extremamente dedicada o tempo em que permaneceu à frente da entidade e o Mauricio tem o perfil para encarar e as dificuldades e a responsabilidade para levar ao produtor rural grandes projetos”.

Aplaudido por aproximadamente 800 pessoas, o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, definiu quatro ações que serão realizadas em parceria com a Famasul. “A primeira é o estabelecimento da regulamentação do CAR Pantanal, a criação de um programa para saúde de pastagem, apresentar um programa de apoio e fortalecimento da avicultura e suinocultura do Estado com estratégia de irrigação”. Azambuja aproveitou a oportunidade para pedir apoio dos produtores rurais na fiscalização das estradas estaduais.

Em tom emocionado Saito encerrou a cerimônia com agradecimentos. “Sou grato pela confiança dos sindicatos rurais demonstrada com a presença do maior quórum de delegados representantes do estado já registrado nas eleições da Famasul, que além de legitimar esta nova gestão, aumenta a responsabilidade na condução da federação”, finaliza o presidente.

Além de Pickler, fazem parte da nova diretoria, os secretários, Terezinha de Souza Candido Silva, Diogo Peixoto da Luz e André Ribeiro Bartocci e a tesouraria, Luis Alberto Moraes Novaes, Thaís Carbonaro Faleiros e Rogério de Menezes, suplentes e conselheiros.

Também participaram da cerimônia de posse a deputada federal, Tereza Cristina Corrêa da Costa, que compõe a nova diretoria da Famasul; o deputado federal, Carlos Marum; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi; lideranças políticas e do setor rural.