Skip directly to content

Com produção histórica acima de 15 milhões de toneladas, safra da soja em MS aumenta 72,65% em relação ao ciclo anterior

2022/2023

Com produção histórica acima de 15 milhões de toneladas, safra da soja em MS aumenta 72,65% em relação ao ciclo anterior

Dados do Sistema Famasul, Aprosoja/MS e Governo do Estado também indicam recorde de produtividade e área plantada.
23/05/2023 - 15:45

Mato Grosso do Sul encerra a safra de soja 2022/2023 com produção histórica acima de 15 milhões de toneladas, um aumento expressivo de 72,65% em relação ao ciclo anterior. Os dados do projeto Siga-MS, uma parceria entre Sistema Famasul, Aprosoja/MS e Governo do Estado, foram apresentados nesta terça-feira (23), durante o Showtec, em Maracaju, indicando aumento também na produtividade e área plantada.

De acordo com o levantamento, comparada à safra 2021/2022, a área alcançou a marca de 4 milhões de hectares, crescimento de 7%, e a produtividade média ponderada de 62,44 sacas por hectare, um salto de 61%. No lançamento da safra, em setembro de 2022, a previsão inicial era chegar a 3,7 milhões de hectares plantados, com 12 milhões de toneladas e produtividade média de 53,44 sacas/hectare.

As chuvas nos períodos decisivos para as lavouras aliadas às técnicas de manutenção do cultivo foram determinantes para alavancar a produção em Mato Grosso do Sul, segundo a análise.

“Esse resultado é reflexo do espírito empreendedor e pioneiro de nossos produtores rurais aliado a todo um pacote tecnológico que vem sendo desenvolvido pelas instituições de pesquisa para que o estado supere barreiras da expansão em novas áreas”, ressalta o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

“Nossos técnicos do SIGA-MS conseguiram percorrer 77 municípios e auditar cerca de mil propriedades rurais. Isso é um avanço muito grande, mostra a importância do projeto, do mapeamento de ocupação de uso do solo, do acompanhamento e do desenvolvimento das safras de milho e soja em Mato Grosso do Sul, evidenciando a pujança que Mato Grosso do Sul tem no cultivo de grãos.”, destaca o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi

“Essa é uma notícia positiva, excelente para o nosso estado e que já era observada pelos produtores e nas estruturas de armazenagem. Esse crescimento é um sinal evidente de que temos uma demanda crescente, tanto que temos recursos alocados no FCO, especificamente para esse tipo de empreendimento”, disse Jaime Verruck, titular da Semadesc.

Para esta temporada, os destaques em volume ficaram com os municípios de Maracaju (1,45 milhão de toneladas), Ponta Porã (1,28 milhão de toneladas), Sidrolândia (1,05 milhão de toneladas), Dourados (778,8 mil toneladas) e Rio Brilhante (560 mil toneladas). Alcinópolis, São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Costa Rica e Maracaju aparecem no topo da lista de produtividade acima da média do estado.

Na região norte foram registradas 68,79 sacas por hectare; no centro 64,80 sc/ha, e na região sul 60,23 sc/ha.

Parceria em MS
O projeto Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) se aperfeiçoa e se consolida a cada safra como fonte de dados e informações consistentes, servindo de base para estudos realizados por instituições diversas. Foram visitadas 958 propriedades no período de setembro de 2022 a maio de 2023, com análise visual do plantio ao desenvolvimento dos grãos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul