Skip directly to content

Com recomendações técnicas do Senar, apicultores de MS celebram “saltos” na produção de mel

Com recomendações técnicas do Senar, apicultores de MS celebram “saltos” na produção de mel

15/05/2020 - 08:30

Produtora de Três Lagoas passou de 38 kg por colmeia para 350 kg após suporte técnico

Com o auxílio e as recomendações da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), apicultores de diversos municípios de Mato Grosso do Sul têm melhorado o manejo das abelhas e celebrado o aumento na produção de mel. Conquistas como as dos produtores Kelya Fagundes, de Três Lagoas, e Dolossandro dos Santos, de Bela Vista, são tão inspiradoras que se tornaram os cases de sucesso da série “Senar/MS Transformando Vidas” desta semana.

“Desde criança meu sonho era ser apicultora, inspirada no meu padrinho. Em 2018, fiz o curso ‘Negócio Certo Rural’, do Senar/MS, nesta área. Vi que era viável e entrei para o grupo de assistência técnica, o que foi fundamental para o desenvolvimento das minhas colmeias”, comenta Kelya.

Com auxílio da assistência técnica desde o início, a produção de Kelya deu um salto, sendo na primeira colheita 38 quilos de mel, e posteriormente 350 quilos de mel com 10 colmeias. “As expectativas para as próximas semanas são excelentes. Tudo devido ao manejo correto e bem-estar animal, seguindo orientações dos técnicos de campo da ATeG Apicultura.

“As colmeias estão saudáveis e produzindo muito bem. Só tenho a agradecer ao Senar/MS e à assistência técnica por realizar um sonho. O resultado não poderia ser melhor. Estamos com boa produção de mel, totalmente orgânica e saudável”, completa.

No município de Bela Vista a história não é diferente. O apicultor Dolossandro dos Santos também conseguiu aumentar sua produção de mel após iniciar as atividades junto ao Senar/MS.

“Antes, produzíamos em média 15 quilos de mel por colmeia. Com orientações e recomendações técnicas, há um ano, começamos a produzir até 60 quilos de mel por colmeia”, relata.

Por conta dessa grande diferença, que também resultou no aumento do faturamento da propriedade rural, Dolossandro reforça a importância da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em seu negócio.

“Espero continuar com essa assistência, porque temos só a ganhar. Assim, vamos produzir cada vez mais e melhores alimentos para a mesa dos brasileiros”, finaliza.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e suas transformações no campo. Acesse AQUI e confira outros depoimentos.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu