Skip directly to content

Com votação histórica, Mauricio Saito é eleito presidente da Famasul

Com votação histórica, Mauricio Saito é eleito presidente da Famasul

20/06/2015 - 14:15

O médico veterinário e produtor rural do município de Itaporã, Maurício Koji Saito, foi eleito neste sábado (20) novo presidente da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. O pleito aconteceu na sede da Casa Rural, em Campo Grande, e teve votação histórica, com participação do maior quórum de delegados representantes dos sindicatos rurais do Estado já registrado em eleições da instituição.

A votação aconteceu das 9h às 15h, porém antes das 11h a chapa já tinha obtidos os dois terços dos votos válidos necessários para ser eleita. Ao final, Mauricio Saito foi aprovado por 65 votos de um total de 67 sindicatos rurais aptos a votar. A chapa assume a Famasul oficialmente em agosto e é formada também pelo vice-presidente, Nilton Picker, pela diretora secretária, Terezinha de Souza Candido Silva, e pelo diretor financeiro, Luis Alberto Moraes Novaes.

De acordo com o presidente eleito, a votação mais expressiva já obtida em pleitos da Federação não só legitima como também aumenta a responsabilidade de sua gestão. A meta é dar continuidade ao trabalho realizado pela atual diretoria, que levou a Famasul a ser reconhecida nacionalmente como uma das entidades do setor agropecuário mais atuantes e eficientes do País. “Tivemos um trabalho magnífico do Eduardo Riedel, que junto com os integrantes da atual diretoria exerceu gestão que é reconhecida por todas as lideranças do setor. Meu maior desafio e dar continuidade ao que já foi realizado e, naturalmente, pensar em novos projetos que respondam aos anseios do produtor rural de nosso Estado”, afirmou logo após a divulgação do resultado.

Maurício Saito exerce atividade rural em Mato Grosso do Sul desde 1996 e, mais recentemente, também na região Norte. O presidente eleito da Famasul é graduado em medicina veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem pós-graduação em Administração de Empresas Agrárias e Gestão Empresarial e MBA em Gestão Empresarial. Foi presidente da Coopsema – Cooperativa Agrícola Mista Serra de Maracaju e presidente do Sindicato Rural de Itaporã em duas gestões. Em janeiro do ano passado, Saito assumiu a presidência da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, cargo que deixa agora para assumir a Famasul.

A nova equipe gestora da Federação tem ainda em sua chapa o presidente do Sindicato de Amambai, Diogo Peixoto da Luz, e André Ribeiro Bartocci, como 2º e 3º secretários, respectivamente. A tesoureira da Aprosoja/MS, Thais Carbonaro Faleiros, e o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Rogério de Menezes, respondem como 2º e 3º tesoureiros. O conselho fiscal é formado pelo atual diretor, Ruy Fachini Filho, pela ex-diretora da Famasul, Maria Lizete Barreto de Menezes Brito, e pelo ex-presidente do Sindicato Rural de Bandeirantes, Janes Bernardino Honório Lyrio.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo.