Skip directly to content

Conceito 7.7.7 é destaque na abertura oficial do Expocorte

Conceito 7.7.7 é destaque na abertura oficial do Expocorte

29/07/2015 - 16:45

Carne mais saborosa, cor mais atrativa e mais sustentabilidade. Estas são as características da produção do boi 7.7.7, conceito desenvolvido por pesquisadores da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios de São Paulo e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, que foi apresentado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e pelo presidente da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, durante a abertura do Circuito Expocorte – Etapa Campo Grande, nesta quarta-feira (29), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

O conceito que norteará as discussões na Expocorte preconiza animais com sete arrobas na desmama, sete na recria e outros sete na engorda e terminação, o que garante animais abatidos com 21 arrobas em 24 meses. “Ouvi relato de um pecuarista que gerava R$ 900 de lucro por hectare e, a partir da aplicação do 7.7.7, passou para R$ 2.600. Este resultado positivo é fruto de anos de atuação de pesquisadores que possibilita o método considerado eficiente para pecuária de corte no país”, ressaltou Alckmin, que aproveitou para destacar os 110 anos de existência da APTA.

Dando boas vindas aos governadores presentes, o presidente da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, falou da satisfação e responsabilidade em ser co-realizador desta etapa do Expocorte. “Produzir mais carne para um mercado cada vez mais exigente, esta é a proposta do Circuito e, por isso, é um orgulho para a Famasul ser parceira de um evento que leva conteúdo que possibilita melhorar a produtividade e qualidade da carne em Mato Grosso do Sul, ícone da pecuária nacional”, relatou o presidente.

Nesta edição, o Expocorte, organizado pela Verum Evento, conta com a parceria da Famasul e o apoio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS. O circuito percorre alguns dos principais polos pecuários do Brasil para levar informação e tecnologia aos produtores.

Em dois dias (29 e 30) mais de 1.500 inscritos poderão participar de 15 palestras que vão abordar as várias etapas da vida do animal e os aspectos necessários para que o criador obtenha o boi 7.7.7. Além do workshop, os participantes vão poder conferir na prática quais as soluções tecnológicas disponibilizadas por empresas de referência no mercado que participaram da feira de negócios que compõe o evento.

Após a abertura, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo,  Arnaldo Jardim e o presidente da Famasul, assinaram um protocolo de intenções entre os dois Estados. O documento firma o compromisso, de ambas partes, para implantação de ações que apoiem o produtor rural, como pesquisas científicas, desenvolvimento de cultivares, genética animal e conservação de solo.

Participaram também da abertura do Circuito Expocorte, a diretora da Verum Eventos, Carla Tuccilio; a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto; o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas; secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul; Márcio Monteiro, o presidente da Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja e Milho de MS, Mauricio Saito, os deputados estaduais, Rinaldo Modesto e Felipe Orro, o diretor da Agraer – Agência do Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Enelvo Felini e representantes dos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul.

A primeira etapa do Circuito aconteceu no mês de Março, em Cuiabá, as próximas etapas serão realizadas dias 24 e 25 de setembro, em Uberaba (MG), 29 e 30 de outubro, em Araguaína (TO) e finaliza na cidade de Ji-Paraná (RO), nos dias 25 e 26 de novembro.