Conexão Agro faz alunos pensarem ‘fora da caixa’ e abre horizonte de possibilidades profissionais
Conexão Agro faz alunos pensarem ‘fora da caixa’ e abre horizonte de possibilidades profissionais
‘Segundou’ para 45 alunos do ensino médio do Colégio Oswaldo Tognini, em Campo Grande, que participaram do 1º encontro do Programa Conexão Agro do Senar Mato Grosso do Sul. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações e promover a interdisciplinaridade a partir das potencialidades da agropecuária do estado e a importância da nossa produção para o Brasil e o mundo.
Este é o primeiro de uma série de quatro encontros propostos pelo programa. Para analisar o antes e depois deste contato, os alunos receberam um questionário com perguntas sobre produção e mercado dos principais setores. Na sequência, a turma do ensino médio recebeu um conteúdo técnico sobre economia, alimentação e sustentabilidade, com linguagem direta e adequada à faixa etária.
“É uma troca de experiência imensurável, da nossa parte o conteúdo técnico e por parte dos alunos, um olhar a partir de outras perspectivas, com diferentes vivências e dúvidas. O exercício é para sair fora da caixa dos estereótipos, desmistificar assuntos e colocar em prática novos saberes. Tudo isso é uma soma”, explica o idealizador da iniciativa e gerente técnico do Sistema Famasul, José Pádua.
Participaram da apresentação o coordenador do departamento técnico, André Nunes; o consultor técnico, Clovis Tolentino; Assistente Técnica, Stéfani Kurose; Analista Técnica, Laura Cortez.
Toda segunda, os alunos terão um horário reservado para dar continuidade na programação do Conexão Agro.
Primeira Impressão
Mateus Rodrigues, 15 anos – “Muito bom esta aula de hoje, ainda mais que eu quero atuar no campo.”
Willian Carassa, 15 anos – “Eu gosto de falar sobre o assunto e entender melhor faz bem para a minha formação. Meu vô e bisavô já atuavam no setor rural e eu também pretendo trabalhar nesta área”.
João Pedro Machado, 14 anos – “Gosto dessa área e pretendo levar para a minha vida. Quero fazer veterinária e vou levar as informações para a vida”.
Davi da Cunha, 14 anos – “Interessante saber que o Brasil é um grande exportador para o mundo. O agro nos ajuda a pensar quanto custas as coisas, o valor dos alimentos e várias outras coisas”.