Skip directly to content

Confeccionando os próprios adereços, grupo de dança de MS se destaca em festival nacional

Confeccionando os próprios adereços, grupo de dança de MS se destaca em festival nacional

13/02/2015 - 16:45

A equipe de dança do CTG Tropeiro Velho, localizado no município de Rio Brilhante, conquistou a quarta colocação na categoria Invernada Adulta, durante a 13ª edição do Fenart – Festival Nacional de Arte e Tradição, realizada no inicio do mês, em Santa Catarina.  O resultado foi considerado um grande sucesso, já que os jovens ficaram atrás somente dos grupos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estado que cultivam mais intensamente a cultura gaúcha.

Tudo começou em dezembro do ano passado, quando os representantes solicitaram ajuda do Sindicato Rural e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e participaram do Preparo e Utilização do Couro Bovino. Com os conhecimentos adquiridos, os 28 dançarinos puderam confeccionar diversos adereços de couro, que compõem a indumentária de apresentação, como por exemplo: botas, guaiacas, barbicachos, bainhas de faca e tiras de couro.

Para o professor de dança e coreógrafo da equipe adulta do CTG, Saulo Renato Ferreira do Rego, o curso foi essencial já que possibilitou a utilização do couro bovino na confecção da indumentária. “O apoio das instituições na parte econômica foi importante, porém, mais gratificante ainda foi termos a oportunidade de criar com nossas próprias mãos os acessórios utilizados no concurso”, ressaltou.

Na avaliação do presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), João Mello, o apoio oferecido ao grupo estimulou nos participantes a valorização da cultura e da tradição cultivada pelas famílias sulistas. “Nós que praticamos a cultura sulista sabemos que nossas raízes vêm do campo, da área rural. No entanto, não basta apenas afirmar que é gaúcho, mas é importante manter as tradições e ter orgulho de seus antepassados”, considerou.

 

O grupo de Rio Brilhante já tinha sido premiado em 2014, no Fegams – Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha e por isso representou o Estado no evento nacional. “Nos sentimos vencedores, já que perdemos apenas para estados com muito mais tradição. Agora é voltar aos ensaios e nos preparar para o Fegams deste ano”, alegou o professor Saulo.

 

O superintendente regional, Rogério Beretta aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe de supervisores, instrutores e mobilizadores que estiveram envolvidos na realização da capacitação. “A missão do Senar é levar educação, informação e geração de renda. Nossa equipe teve a sensibilidade de oferecer uma oportunidade de qualificação para um grupo que cultiva a tradição, que também faz parte da vida do homem do campo”, pontuou.