Contribuição Sindical: prazo encerra dia 22 de maio
Contribuição Sindical: prazo encerra dia 22 de maio

Atenção produtores rurais de Mato Grosso do Sul, termina amanhã, dia 22 de maio, o prazo para o pagamento da Contribuição Sindical Rural ano-base 2025. O boleto é enviado pelos Correios pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pode ser pago em qualquer instituição bancária.
Desde 2018, a contribuição é facultativa, mas essencial para a atuação da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), por meio dos Sindicatos Rurais, em ações de defesa ao agro e oferta de serviços como capacitações e assistências.
O sistema sindical rural é estruturado de forma piramidal e representa, com legitimidade, os interesses do setor agropecuário brasileiro. No topo está a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), seguida pelas 27 federações estaduais, como a Famasul em Mato Grosso Sul, e mais de 2 mil sindicatos rurais espalhados por todo o país. Na base dessa estrutura estão os mais de 1,3 milhão de produtores rurais associados, que dão força e representatividade ao setor.
A distribuição dos recursos arrecadados por meio da contribuição sindical segue uma divisão previamente estabelecida: 60% ficam com o Sindicato Rural do município, 15% com a federação estadual, 5% com a CNA, e 20% são destinados ao Ministério do Trabalho — totalizando assim os 100%.
Essa divisão assegura que os recursos sejam utilizados em diferentes níveis de atuação, do local ao nacional, fortalecendo a defesa dos interesses dos produtores rurais em todas as esferas.
Caso perca o prazo para o pagamento é possível emitir uma segunda via.
Para mais informações, procure a unidade de arrecadação e cadastro da Famasul: (67) 3320-9735.
Leia a planilha completa.
Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul