Skip directly to content

Coral da Casa Rural, grupo musical do Sistema Famasul, comemora seis anos soltando a voz

Coral da Casa Rural, grupo musical do Sistema Famasul, comemora seis anos soltando a voz

30/07/2016 - 11:00

É com sorriso no rosto e voz afinada que o Coral da Casa Rural comemorou nesta sexta-feira (29), seis anos de criação. O grupo composto por 14 integrantes entre colaboradores do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e voluntários, celebra o momento cantando para familiares e corais parceiros. O público foi embalado por repertório composto de músicas nacional e internacional.

O responsável por tornar o coral harmônico é o maestro Nilo Cunha, que desde 2007 é regente e hoje dirige quatro grupos musicais em Mato Grosso do Sul. “Alguns saíram, outros chegaram, mas quem já tem experiência vocal contribui com os novos que entram e isso equilibra o grupo. É muito prazeroso fazer parte de um coral e pode acompanhar a evolução é gratificante. Considero vitorioso quem assume essa bandeira, que exige tempo e disciplina”, ressalta o maestro.

Além da integração, o Coral é uma forma harmoniosa de proporcionar bem-estar físico e mental aos participantes, com clima de confiança e de cooperação. “Esta é uma forma de reforçar a coesão entre os colaboradores, reafirmar a cultura da instituição, e motivar atividades internas. Quem ganha é a entidade”, ressalta a diretora-secretária, Terezinha Cândido.

Para o colaborador e um dos fundadores do Coral, Josiel Quintino dos Santos, com música, a rotina muda. “Nos dias em que ensaiamos o astral é completamente diferente. O trabalho rende muito mais. Com certeza a instituição faz um investimento quando permite que os colaboradores desenvolvam um trabalho em equipe, que melhora a voz, dicção e garante qualidade de vida”, destaca.

Reafirmando a metáfora “Quem canta seus males espanta”, a colaboradora Sandra Serrano, participar do grupo que integrou há quatro meses só traz benefícios. “Fazer parte do Coral só me traz alegrias, relaxamento, além da possibilidade de participar em grupo e de educar a voz. As minhas canções preferidas são Besame Mucho e Sonhos Guaranis”, ressalta.

Atualmente integram o Coral da Casa Rural Luciana Baumhardt Beretta, Daniela Neli, Sandra Serrano, Daniele Rocha, Rita Maria, Josiel Quintino, Teresinha Irene Rohr, Priscilla Gonçalves, Vanessa Santana, Edgar Umar, Marina, Viviane Bastos, Kelly Escobar, e o maestro Nillo Cunha.