Skip directly to content

Criação de frango se destaca pelo bom retorno financeiro

Criação de frango se destaca pelo bom retorno financeiro

27/10/2015 - 15:00

A carne de frango é a proteína animal mais consumida pelos brasileiros, segundo a  ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal. Em 2013, o consumo per capita foi de quase 42 quilos por habitante. Devido à forte demanda, uma boa alternativa de investimento nesse setor é a criação do frango tipo caipira e o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul oferece esta capacitação, de 27 a 29 de outubro, em Angélica.

O instrutor do Senar/MS, Francisco Ferreira, destaca que o faturamento obtido com a criação de frango caipira pode surpreender. “Nessa média, se um produtor abate 200 frangos por mês, pode vender cada cabeça por cerca de R$ 20. Se conseguir vender todas as cabeças, o ganho do mensal do produtor pode chegar a R$ 3.200. É um ótimo investimento”, evidencia Ferreira.

Para o instrutor a criação de frango tipo caipira se destaca pela alta rentabilidade ao produtor. A principal diferença é que, enquanto o frango de granja requer mais investimentos com a instalação dos aviários e alimentação, o frango caipira, por ser criado “solto”, pode ter seu espaço de criação adaptado a um galpão ou a um espaço que não está sendo utilizado na propriedade rural. “Os gastos com alimentação se resumem a água e ração. Um frango caipira consome de 8 a 10 quilos de ração durante seus 70 dias de vida. Esses são os requisitos básicos para quem está interessado em investir no setor”, complementa Ferreira. Além disso, como o frango tipo caipira possui mais espaço para pastar, tem acesso a outros tipos de alimentos, como restos de frutas, insetos e minhocas.

A criação natural e sem hormônios do frango tipo caipira também agrada boa parte da população, o que resulta em alta demanda. “Muita gente prefere consumir o frango caipira devido ao sabor e textura da carne e também devido a essa criação mais natural. Por ter contato com o sol e com o ar livre, o animal tem menos estresse e a carne consequentemente fica mais saborosa e macia”, ressalta. Em Mato Grosso do Sul, a criação de frango tipo caipira acontece geralmente nos assentamentos, com destaque para a avicultura familiar.

Em 2014, Mato Grosso do Sul ganhou uma lei específica para a criação de aves caipiras. O decreto do governo do Estado define a atividade, suas finalidades e ainda institui normas para que os criadores se cadastrem na Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal e tenham suas atividades inspecionadas.

Durante a capacitação do Senar/MS, são abordados os sistemas e fases de produção das aves, como manejo de instalações, equipamentos e alimentação, aspectos sanitários da criação, legislações pertinentes, avaliação de resultado financeiro e produção, medidas de segurança acerca do trabalho e do meio ambiente, além das exigências para a comercialização do produto.

Na semana final de outubro, o Senar /MS oferece 28 cursos e capacita cerca de 540 produtores e trabalhadores rurais em Mato Grosso do Sul. Para mais informações, acesse o site www.senarms.com.br ou entre em contato pelo (67) 3320-9700.

Foto: Agência Alagoas