Skip directly to content

Crianças e adultos comemoram lançamento do Centro de Equoterapia em Jardim

Crianças e adultos comemoram lançamento do Centro de Equoterapia em Jardim

18/04/2015 - 16:00

Passos para uma vida melhor. Este é o slogan do Centro de Equoterapia ‘Passo a Passo’ construído em Jardim, desenvolvido pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sindicato Rural do município, lançado na manhã deste sábado (18), durante a 12ª Expojardim.

O objetivo do centro é  utilizar este método terapêutico com cavalos no desenvolvimento psicomotor de pessoas com deficiência ou que tenham necessidades especiais. Todo o tratamento que consiste no trabalho realizado com ortopedista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e equitador é gratuito e atenderá inicialmente 15 crianças do Associação Pestalozzi da cidade, uma instituição beneficente com mais de 70 anos de atuação no Brasil.

Durante o lançamento, o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, salientou a importância que o  Passo a Passo tem para a instituição. “O centro de equoterapia se encaixa perfeitamente no que o Senar busca em relação a Promoção Social. Queremos que o projeta se estenda para todo o Estado”.

A iniciativa representa um alívio para a dona de casa Claudia Valéria Stravis, mãe de Vinicius Rogério, de 11 anos, que nasceu com paralisia cerebral.  Vinicius é o aluno número 1 do centro e participou da aula de demonstração durante o lançamento. “Há quatro anos ele fez dez sessões de equoterapia em uma clínica particular, mas como o procedimento era muito caro ele não fez mais”, destaca Cláudia.

A mãe do carismático Vinicius, que arrancou aplausos durante sua apresentação, ressaltou o rápido desenvolvimento obtido com o tratamento inicial. “Com essas sessões feitas há quatro anos, ele obteve a abertura das pernas e, com isso, conseguimos evitar uma cirurgia”. Ela enfatiza o desempenho que hoje o menino tem após o contato com o animal. “Ele fica muito feliz com as aulas, a paisagem também ajuda muito”.

O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro agrônomo e ex-presidente do Sindicato Rural, Paulo Bózoli, idealizado durante o programa Líder MS II,  de formação de lideranças rurais oferecido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. “Hoje estamos vivenciando um momento muito especial para a população de Jardim, desenvolvido após muitas pesquisas e levantamentos. A equoterapia atende os preceitos aprendidos no Líder MS e também os anseios do Sindicato Rural de desenvolver um trabalho social”, ressaltou Bózoli durante o lançamento.

Para a fisioterapeuta do centro, Elaine Cristina Biscau, a equoterapia é uma terapia mais rápida e mais completa que as tradicionais. “Este método proporciona 1,8 mil estímulos por minuto. Isso faz com que o resultado seja mais rápido”, destaca. Opinião compartilhada pelo médico ortopedista, Marcos Rogério Clemente Araujo: “A equoterapia desenvolve o sistema neuropsicomotor. Mas não apenas isso, ela trabalha o lado do relacionamento, da socialização e sem contar que tem a ligação com o animal. Tudo isso é muito importante”, complementa.

Segundo a  coordenadora pedagógica e diretora da Associação Pestalozzi, Maria Ines Rosa Correa Nevez, o centro atenderá as necessidades da população carente da cidade. “Quando tivemos conhecimento do projeto, ficamos felizes principalmente por causa das mães de baixa renda que não tem condições financeiras de arcar com os custos de um atendimento especializado como a equoterapia. O centro proporcionará qualidade de vida para essas crianças”.

Participaram também do lançamento do centro, o presidente do Sindicato Rural de Jardim, José Edilberto, o prefeito de Jardim, Erney Cunha,  o presidente da Câmara de vereadores, Sérgio Sá Braga, o vereador, Guilherme Monteiro, a coordenadora da Unidade Educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, a consultora do Senar/MS, responsável pelo projeto, Samara Miyaki, o consultor técnico e médico veterinário do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, entre outras lideranças rurais.