Skip directly to content

Curso de processamento da banana do Senar/MS visa melhorar renda e qualidade de vida de famílias quilombolas em Corguinho

Curso de processamento da banana do Senar/MS visa melhorar renda e qualidade de vida de famílias quilombolas em Corguinho

06/02/2020 - 09:00

Boas práticas alimentares, manejo adequado e deliciosas receitas feitas com a banana. Esses foram os principais ‘ingredientes’ do curso “Processamento Caseiro de Banana”, oferecido pelo Senar/MS, em janeiro, a moradoras do distrito de Corguinho, em Campo Grande. A capacitação gratuita integra o portfólio da Promoção Social da instituição e teve como objetivo melhorar a renda e qualidade de vida da comunidade quilombola Furnas da Boa Sorte.

E põe boa sorte nisso! Porque o curso contempla temas que vão desde a origem da banana até o reaproveitamento da casca da banana e seus mais diversos usos e consumos na culinária. “Passamos informações sobre as características da fruta, boas práticas de manipulação, variedades e pratos cheios de sabor, que podem ser preparados na cozinha e conquistar diversos paladares”, detalha a instrutora do Senar/MS, Neiva Missio.

Nessa edição em Corguinho dez alunas participaram da formação, aprendendo mais de 20 receitas. “Essas delícias, se comercializadas, irão melhorar muito a renda de suas famílias. Como a comunidade já possui o chamado Selo Verde, que garante a qualidade dos produtos, achamos estratégico ensinar sobre embalagem e etiquetagem do que é fabricado por essas mulheres, ampliando o empreendedorismo local”, explica.

Selo Verde é a rotulagem sustentável do ISO (Organização Internacional de Normalização), que certifica produtos adequados ao uso mercadológico, com menos impactos ambientais.

Vale ressaltar que a capacitação sobre melhores utilizações da banana é gratuita, assim como todos os cursos que compõem o portfólio do Senar/MS, oferecidos a diversos municípios de Mato Grosso do Sul. Em 2019, a instituição capacitou 180 alunos no curso de Processamento Caseiro de Banana. 

Click do dia - Se você participou da capacitação e está arrasando na receita, publique uma foto e compartilhe em nossas redes sociais, pois iremos mostrar para todo o Brasil.
Ficou interessado? Entre em contato com o sindicato rural de seu município ou acesse o senarms.org.br e confira todos os cursos no ícone de Promoção Social.

Serviço - As próximas turmas serão nos municípios de Cassilândia entre 26 e 28 de fevereiro; Rio Verde de Mato Grosso entre 23 e 25 de março; e Nova Andradina entre 25 a 27 de março.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Vitor Ilis