Skip directly to content

De manejo a bem-estar, evento abordará os principais temas sobre pecuária leiteira

De manejo a bem-estar, evento abordará os principais temas sobre pecuária leiteira

18/03/2015 - 16:30

Com uma produção de aproximadamente 500 milhões de litros ao ano, Mato Grosso do Sul é o 13º maior produtor de leite do Brasil. Entretanto, o desempenho deste segmento pode melhorar com a adoção de novas tecnologias e com o acesso a informações relevantes sobre o tema.  Para atender essa lacuna e auxiliar o produtor rural no desafio de produzir mais e melhor, a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS realizará no dia 02 de junho, a partir das 08h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o 18º Encontro Técnico do Leite.

Com palestras que abordarão temas que vão desde a estruturação do rebanho leiteiro ao bem-estar animal, o evento vai oferecer informações sobre o melhor método de criação e gestão para o segmento. “A pecuária de leite em Mato Grosso do Sul tem muito espaço para crescer.  O evento quer dar um impulso, trazendo conteúdo que vão assessorar o produtor para maiores investimentos”, destaca o presidente da Famasul, Nilton Pickler.

De acordo com as informações do Departamento de Economia do Sistema Famasul, o preço recebido pelo produtor de leite em Mato Grosso do Sul registrou média de R$ 0,72 o litro em março deste ano, resultado 2,6% superior ao verificado no mês anterior, quando o leite ficou em R$ 0,70 o litro.

Segundo  a Famasul, após sucessivas quedas no preço do leite desde agosto do ano passado, em fevereiro de 2015 o preço no segmento começou a mostrar tendências de recuperação,  período em que o volume de leite do país caiu 7% na comparação a janeiro, queda influenciada, principalmente, pela estiagem do início do ano no sudeste e pelo comportamento histórico de queda.

Veja abaixo a lista das palestras que serão apresentadas no 18º Encontro do Leite:

 

Estratégias Competitivas para Produtores de Leite

 

 

Fábio Ribas Chaddad – Engenheiro Agrônomo, professor associado no Insper e na University of Missouri.

 

 

Estruturação do Rebanho Leiteiro e Indicadores ZootécnicosMarcelo de Rezende – Engenheiro Agrônomo, diretor da Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira (Cooperideal).

 

 

Criação Eficiente de Bezerras e Novilhas para a Produção de Leite

 

 

Carla Maris Machado Bittar – Engenheira Agrônoma, professora de nutrição de ruminantes e metabolismo animal – Esalq, USP

 

 

Medicina da Produção: Eficiência na Integração das Ferramentas de manejo

 

 

Elias Jorge Facury Filho – Médico Veterinário, professor associado de Clínica de Ruminantes e Medicina de Produção – UFMG.

 

 

Bem Estar para Vacas em Sistema de Pastejo

 

 

Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa – Zootecnista, professor de Etologia e Bem-Estar Animal – UNESP.

 

 

Suplementação de Vacas em Pastejo

 

 

Ronaldo Braga Reis – Médico Veterinário, professor associado de Bovinocultura de Leite – UFMG.

 

 

 

Sobre o evento – Em sua 18ª edição, o Encontro Técnico do Leite se consolida como um dos principais eventos deste segmento em Mato Grosso do Sul. Com palestras que abordam temas que vão desde o bem-estar animal à produtividade, o evento promovido pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, com patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa, será realizado no dia 02 de junho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a partir das 08h. Para mais informações, acesse: site do evento.