Skip directly to content

Deodápolis abre Circuito Aprosoja com a participação de 300 pessoas

Deodápolis abre Circuito Aprosoja com a participação de 300 pessoas

27/04/2015 - 16:00

Conscientizar o produtor rural de que é possível agregar ainda mais valor ao grão da soja e do milho. Este foi o tema da palestra que abriu o Circuito Aprosoja 2015, ministrada pelo analista Fernando Muraro Jr., da Consultoria AgRural, na última sexta-feira, 24, em Deodápolis. Cerca de 300 pessoas participaram desta primeira etapa do Circuito realizado pela Aprosoja/MS – Associação dos produtores de Soja de MS que tem o objetivo de levar aos municípios do Estado informações sobre a produção e comercialização agrícola.

“A variação do câmbio, com subida e descida do dólar, permite que o produtor negocie no mínimo dez vezes sua safra. Para se ter uma ideia, mesmo após o encerramento da colheita de soja, o Estado possui 45% do atual ciclo comercializado, e 3% da safra 2015/2016 está comprometida”, exemplifica o analista.

Para o presidente do Sindicato Rural de Deodápolis, apesar do predomínio da pecuária na região a palestra voltada ao setor agrícola é um estímulo para o início de uma nova atividade. “Tínhamos a necessidade de obter conhecimento para valorizar a negociação do que é produzido aqui e o Circuito veio no momento certo. É uma oportunidade dos produtores darem início a uma atividade agrícola associada a pecuária”, ressalta Cardim.

“É a segunda vez que venho ao município como presidente da Aprosoja/MS e fico muito satisfeito em ver o quanto a atual gestão do sindicato fez e faz diferença nos trabalhos voltados ao setor rural da cidade. Paulo me fez algumas cobranças, uma delas era trazer um analista que orientasse os produtores da região. Solicitação atendida e com casa cheia.”, exalta Saito.

Em 2014, o Circuito percorreu os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Amambai, Coxim, Naviraí, Campo Grande e contou com a participação de 726 pessoas. Este ano a menta é aumentar para 10 o número de municípios e envolver mais de mil produtores rurais.

Eleições Famasul

Durante o discurso de abertura do Circuito, o presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Mauricio Saito, confirmou sua pré-candidatura à presidente da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS para as eleições 2015. O nome de Mauricio Saito foi consenso da atual diretoria da Famasul para a próxima gestão, que inicia em agosto deste ano.

“A partir de um sentimento de coletividade intenso do grupo chegamos a um denominador comum e já posso dizer que sou pré-candidato à presidência. A meta é levar MS a um patamar produtivo ainda maior”, ressalta Mauricio. “Aproveito a oportunidade para afirmar que Luiz Alberto Moraes Novaes, presidente da Fundação MS, fará parte da equipe que assumirá, junto comigo, a Casa Rural. Quero agradecer o apoio de pessoas como a Edy Elaine Biondo, presidente dos sindicatos rurais de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul e Gervásio Kamitani, diretor da Copasul – Cooperativa Agrícola, entre tantos outros, pela atenção que têm dado a Aprosoja/MS, primordiais para a realização de eventos como este”, conclui.

Também participou da primeira etapa do Circuito o presidente do sindicato rural, Altamir José Fonseca, de Glória de Dourados, Edgar Yamato, de Fátima do Sul, Edgar Yamato, e o presidente de Naviraí, Yoshihiro Hakamada.