Skip directly to content

Destaque na produção agropecuária do Sul do Estado, Ponta Porã abre a 41ª Exporã

Destaque na produção agropecuária do Sul do Estado, Ponta Porã abre a 41ª Exporã

14/03/2015 - 16:30

O município de Ponta Porã ocupa atualmente posição de destaque no agronegócio de Mato Grosso do Sul e já é considerado o 2º maior produtor de soja (570 mil toneladas) e 3º produtor de milho (640,5 mil toneladas). O perfil agrícola do município sustenta a Exporã – Exposição Agropecuária de Ponta Porã que completa este ano a 41ª edição.

A feira foi aberta oficialmente na noite da última sexta-feira (13), no Parque de Exposições Alcino Pereira, e contou com a presença do governador, Reinaldo Azambuja, de aproximadamente 200 convidados, entre produtores, autoridades governamentais e instituições do setor do agronegócio .

Para o presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler, o crescimento da agricultura e pecuária na região se assemelha ao empenho do produtor rural. “Ponta Porã está crescendo, mostrando resultados na produção de soja, milho e pecuária e obtendo destaque junto aos investidores externos. Esta determinação pode ser comparada ao trabalho diário do produtor que não retrocede diante das crises ou dificuldades” destacou.

Durante nove dias os visitantes terão oportunidade de se inteirar de muitas novidades da cadeia produtiva, participar de cursos e palestras, além de ter acesso a uma programação variada de shows. Conforme o presidente o Sindicato Rural, Jean Pierre Martins, a realização do evento só foi possível por contar com apoio dos parceiros. ” Quero agradecer a todos os parceiros que colaboraram na elaboração da Exporã. Apesar do clima de insegurança política e econômica que nosso país vive recebemos apoio e conseguimos levar até a população uma feira que já é tradição na história do município “, enfatizou.

O presidente da Aprosoja/MS, Maurício Saito, participou da cerimônia e pontuou a sobre a crise no país fezendo um alerta: “Não podemos negar que o Brasil enfrenta várias crises. A primeira é no governo federal e a segunda pode ser chamada de crise social, já que a população vem utilizando as ferramentas das redes sociais para demonstrar a insatisfação diante do quadro de corrupção que se apresenta. No entanto, é preciso criar um clima propício ao desenvolvimento do país e isso só acontecerá com a retomada da confiança nos poderes constituídos “, argumentou.

Na avaliação do governador Reinaldo Azambuja para que um Estado possa crescer é preciso planejamento e ação positiva. “Temos que olhar sempre para frente e avaliar o que é necessário para alcançar nossos objetivos. Nossa administração está identificando os problemas e buscando soluções na segurança pública da fronteira, nos investimentos que serão feitos aqui na região e na questão da sanidade, por exemplo. Temos que nos conscientizar que MS é o celeiro do país e logo seremos do mundo, então precisamos estar preparados para assumir este posto”, concluiu.

Sobre a Exporã – Segundo a organização do evento são esperadas nos nove dias de feira mais de 100 mil pessoas, no Parque de Exposição Alcino Pereira. O público terá acesso a produtos de 50 expositores e realização de cinco leilões .