Dia de Campo apresenta casos de sucesso e aumenta expectativa de adesão ao Mais Inovação
Dia de Campo apresenta casos de sucesso e aumenta expectativa de adesão ao Mais Inovação
As 13 propriedades rurais atendidas pelo Mais Inovação, programa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul, em Santa Rita do Pardo , obtiveram resultados satisfatórios. Esta é a conclusão apresentada no dia de campo nesta sexta-feira (17) pela equipe técnica do programa que leva alternativa para o solo, gestão, comercialização, logística e torna a propriedade um negócio rentável com sustentabilidade. Com o sucesso na região, há agora a expectativa de ampliar o número de participantes do programa.
Todos os produtores que receberam o acompanhamento dos técnicos duplicaram a produção pecuária e reduziram custos com manejo. “O pasto está com maior capacidade de locação animal. Onde antes entrava apenas um, após um ano de acompanhamento técnico, entram dois ou mais animais. O terreno que era arenoso consegue manter mais nutrientes e está mais úmido, enquanto as plantas invasoras sumiram”, ressalta o zootecnista e técnico do Senar/MS, Fábio Biberg.
O presidente da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, agradeceu a todos os parceiros que acreditam no programa e contribuem para eficiência das ações propostas. “Faço questão de citar aqui àqueles que potencializam o Mais Inovação, como a Prefeitura Municipal de Santa Rita, o Sindicato Rural do município, Embrapa Gado e Corte, Fundação MS, Banco do Brasil, Sebrae/MS, Novilho Precoce/MS, entre outras instituições privadas”, destaca Pickler.
“É hora de produzir mais e melhor e o Mais Inovação tem entrado nas propriedades com este propósito. Fico feliz em notar que os produtores que fazem parte do programa conseguiram atingir a expectativa”, conclui o presidente da Famasul.
O programa atende hoje 159 pecuaristas em 13 municípios do Estado. “Usando os resultados alcançados até o momento, começaremos o trabalho de mobilização para atingir o número de 264 propriedades rurais e duplicar o número de produtores em Santa Rita do Pardo”, acrescenta o analista técnico do Senar/MS, Francisco Paredes.