Skip directly to content

Dinâmica do mercado de grãos é tema do Circuito Aprosoja em Sidrolândia

Dinâmica do mercado de grãos é tema do Circuito Aprosoja em Sidrolândia

23/09/2015 - 15:30

Como saber a hora de negociar a soja diante do bombardeio de informações relacionadas ao câmbio, ao recuo do mercado chinês e ainda tendo de encarar a alta do dólar e seus reflexos no preço dos insumos? A resposta para esta e outras perguntas sobre comercialização do grão é tema do Circuito Aprosoja realizado no município de Sidrolândia nesta sexta-feira (25/09), às 19 horas, no Parque de Exposição Waldomiro João Comparim.

Promovido pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, o circuito terá o especialista em mercado internacional, Fernando Muraro, que retorna ao Estado para ministrar a palestra “Tendências do Mercado de Soja e Milho 2015/2016” e fazer projeção positiva para a safra 2015/2016. “A moeda de negociação – dólar – disparou e manteve o mercado ativo. O mês de agosto começou com bons negócios no mercado interno de soja, desacelerou na segunda quinzena, mas ainda assim o volume vendido está acima da média comercializada nos últimos cinco anos”, destaca Muraro.

Para o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, o atual cenário econômico exige do produtor ainda mais atenção e conhecimento. “Diante dos desafios de ordem econômica e com o mercado de commodity cada vez mais criteriosos, se torna ainda mais necessário que o produtor esteja atento e bem informado sobre a dinâmica do setor agrícola. O produtor espera por um bom tempo, tanto no clima – com a expectativa de chuva para intensificar o plantio de soja – quanto na economia do País”, explica Bortolotto.

O Circuito Aprosoja leva informações relacionadas ao cultivo de grãos, custos de manejo, tecnologias e mercado futuro, entre outros e já percorreu  os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim, Rio Brilhante e Amambai, somando 800 participantes entre agricultores, técnicos e estudantes.