Skip directly to content

Dinapec 2015: Senar/MS aborda a correta gestão de resíduos no campo

Dinapec 2015: Senar/MS aborda a correta gestão de resíduos no campo

12/02/2015 - 17:00

O brasileiro produz aproximadamente um quilo de lixo diariamente, o que significa um total de 200 mil toneladas de detritos gerados no País todos os dias. A diminuição desse volume e consequente redução do impacto ambiental passa pela correta gestão dos resíduos, alerta o instrutor do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural e consultor ambiental, Laurindo Petelinkar. O especialista ministrará uma oficina sobre o tema durante a Dinapec 2015 – Dinâmica Agropecuária, que será realizada entre os dias 11 e 13 de março, na sede da Embrapa Gado Corte.

Para Petelinkar, cerca de 50% do lixo tem valor econômico uma vez que pode ser reciclado, caso haja o descarte correto. “Quando falamos em gestão de resíduos, nos referimos desde a sua geração, condicionamento, armazenamento temporário, separação seletiva,  considerando o que pode ser reciclado, recuperado ou reutilizado, até a destinação final dos rejeitos, ou seja, do que definitivamente não pode ser reaproveitado e vai para o aterro sanitário”, ressalta.

No meio rural, o instrutor destaca que a principal falha está na queima do lixo, ação desnecessária diante das possibilidades de destinação e aproveitamento dos dejetos. “Outro descuido é que geralmente o produtor mistura todos os tipos de lixos num lugar, não separando o orgânico do inorgânico ou daqueles que são passíveis de serem reciclados”, ressalta

O obstáculo principal para a correta ação da população rural, segundo Laurindo Petelinkar, que é também engenheiro agrônomo, está na dificuldade de acesso, na diversidade de resíduos gerados e na falta de apoio das políticas públicas.  “Um acordo setorial, entre o setor primário, indústria e comércio, junto ao poder público  é uma solução para otimizar a logística reversa, que fará a destinação correta e o produto que chega ao final do seu ciclo de vida”, salienta o consultor.

Logística reversa, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação.

 

Na Dinapec 2015, Petelinkar abordará também os aspectos e impactos gerados pela poluição; a classificação de resíduos na propriedades rurais e como funciona a legislação. “Precisamos massificar o acesso às informações sobre o tema. O produtor se adequando aos métodos aplicados na oficina, reduzirá custos, desperdícios e evitará penalização”. Durante o evento, o Senar/MS também realizará  a oficina de controle a incêndios florestais.

Dinapec 2015 – A vitrine tecnológica é realizada pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre os dias 11 e 13 de março, com roteiros tecnológicos e dinâmicas, oficinas, publicações e produtos.

Gratuitamente, produtores, técnicos e estudantes podem visitar os 32 hectares de área da Dinapec e percorrer os roteiros sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), novas cultivares forrageiras, produção de novilhos precoce/Boas Práticas Agropecuárias (BPA), produção leiteira, sanidade animal e rastreabilidade, manejo de pastagens, Integração Lavoura-Pecuária (ILP), melhoramento genético animal, ovinocultura e alimentação de gado leiteiro em pequenas propriedades, com duração de quatro horas cada.

Serão ministradas oficinas de manejo de bezerras leiteiras e higiene na ordenha, boas práticas de fabricação, aproveitamento de resíduos – briquetes (lenha ecológica), gestão de resíduos em propriedades rurais e prevenção e combate a incêndios florestais com instrutores da Embrapa e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). Os treinamentos teóricos e práticos acontecerão nos dias 12 e 13, com 25 vagas disponíveis e inscrições no site, www.embrapa.br/gado-de-corte,  ou nos dias do evento. Para mais informações, acesse: http://zip.net/bbqJ1H