Skip directly to content

Dinapec 2016: Mais de 2,5 mil pessoas participaram do evento

Dinapec 2016: Mais de 2,5 mil pessoas participaram do evento

17/03/2016 - 15:15

Durante os três dias da Dinapec 2016 – Dinâmica Agropecuária, realizada entre os dias 09 e 11 de março, em Campo Grande, mais de 2,5 mil pessoas participaram do evento e conheceram as novidades tecnológicas apresentadas nos 10 roteiros e 15 oficinas. A feira foi promovida pela Embrapa Gado de corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o evento contribui para o acesso ao conhecimento tecnológico por parte dos produtores rurais, fator que modificou a realidade da agropecuária sul-mato-grossense. “Até 1970, o produtor de Mato Grosso do Sul tinha um perfil expansionista, entretanto, sem o conhecimento tecnológico que o setor hoje tem. A partir do final da década de 70, veio o trabalho desenvolvido pela comunidade científica, em destaque, o trabalho com desenvolvimento pela Embrapa, vinculando produção à inovação e tecnologia, aumentando a produtividade”.

Passaram pelo stand do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural,  nos dois dias de Dinapec, mais de 500 pessoas. As duas oficinas realizadas pela instituição, uma sobre Primeiros Socorros e a outra sobre Pulverização Mecanizada, obtiveram a presença de mais de 260 alunos. Visitaram a Dinapec, produtores rurais, estudantes e profissionais do setor provenientes de Mato Grosso do Sul (Capital e interior), São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, além de visitantes da Bolívia e do Paraguai.

Segundo o estudante de medicina veterinária, Patrick Alves, que participou pela primeira vez da Dinapec, o curso de primeiros socorros, por exemplo, o auxiliará não apenas na vida pessoal, mas na trajetória profissional. “O que você aprende aqui, leva para a faculdade. Entre as  técnicas ensinadas nessa oficina, a que mais me chamou a atenção foi a de massagem cardiopulmonar, que pode salvar uma vida”, salientou o acadêmico.

Em sua terceira visita à Dinapec, a estudante de medicina veterinária, Mary Benites, aproveitou os ensinamentos. “Conhecimentos como esses adquiridos aqui são levados para o dia a dia e usados tanto na faculdade como na carreira”, salienta Mary.

Os produtores rurais atendidos pelo programa Mais Leite, do Senar/MS, nos municípios de Bandeirantes e Pedro Gomes participaram das atividades programadas na Dinapec. No total, seis caravanas visitaram a feira tecnológica e tiveram acesso aos roteiros tecnológicos voltados para pecuária.

O evento recebeu apoio da Fundação MS; do Senar/MS; da Fecomercio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de MS; da Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal; da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural; além da participação das outras Embrapas e de outras instituições.

Sobre a Dinapec 2016 – O evento tem a participação das Unidades da Embrapa – Agropecuária Oeste, Pantanal, Florestas, Pecuária Sudeste, Rondônia, Caprinos e Ovinos, Agroindústria de Alimentos, Gado de Leite e Gado de Corte, com parceria da Fundação MS, Unipasto, Iagro/MS, Famasul e Sistema S (Sesc, Sebrae e Senar).