Skip directly to content

Dinapec 2019: Ações da Famasul e do Senar/MS mobilizam mais de 560 pessoas em 3 dias de eventos 

Dinapec 2019: Ações da Famasul e do Senar/MS mobilizam mais de 560 pessoas em 3 dias de eventos 

27/02/2019 - 11:00

Tecnologias para o campo, atividades práticas para casa e saúde. É assim que podemos resumir a atuação do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural nos três dias da Dinapec 2019 – Dinâmica Agropecuária. O evento organizado pela Embrapa Gado de Corte e pela Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS, em Campo Grande.

A oficina sobre Utilização de Drones como Tecnologia de Precisão aconteceu no estande institucional. “No geral, os participantes querem entender como usar o equipamento, tanto na pecuária como na agricultura, e muitas não sabem que existe uma legislação que rege a utilização deste tipo de aeronave. Aqui abordamos  esses e outros pontos como: os tipos de drones, o mapeamento e os produtos que podem ser gerados, tudo é tratado com mais detalhes no curso completo oferecido gratuitamente pelo Senar/MS”, explica a instrutora Eloise Saldivar.

O produtor rural, João Menezes, é piscicultor em Terenos e recentemente fez aquisição de um Drone. Participou da oficina que despertou a vontade de buscar mais informações sobre o equipamento. “Quero fazer o curso para aproveitar melhor esta ferramenta tecnológica. Como também sou piloto, tenho bastante interesse nessa área e poderei implantar o mapeamento na minha propriedade”, afirmou.

Outra oficina oferecida pelo Senar/MS, durante os três dias de feira, foi a de Plantas em Vasos, com o instrutor Lucas Teixeira. “É possível ter o cultivo de plantas frutíferas em apartamento sim! Justamente essa técnica foi desenvolvida para atender essa demanda de pessoas da área urbana. Aqui ficou um pouco mais curto o conteúdo e tentamos atender a necessidade e dúvidas do aluno presente. Mas sempre abordando tudo que é feito no curso completo”, resumiu o instrutor.

O acadêmico de agronomia Reginaldo Moraes, de 26 anos, participou de uma das turmas em busca de conhecimento profissional e pessoal também. “Além de agregar a tudo que aprendemos no curso, vim para ter algo em casa. Ainda não tive nenhuma planta frutífera, mas fiz o curso agora com essa intenção. É um lazer também. Um tempo que você tira para a planta, para podar, regar e cuidar dela também. Vou tentar um pé de laranja em casa agora”, disse.

Pela primeira vez a Dinapec 2019 teve atendimento odontológico com o programa Pingo D’Água do Senar/MS. A iniciativa de responsabilidade social garantiu prevenção em mais de 60 pessoas. É o caso da Lucimar Martins, de 43 anos, que passou e recebeu o atendimento gratuitamente. “Minha irmã me falou que ia ter o atendimento de dentista aqui na feira e também uma oficina de bolo. Vim para os dois. Vim para uma limpeza e recolocar uma obturação em um dente”, comentou. No total, as duas oficinas e o projeto Pingo D’Água atenderam 140 pessoas nos três dias de feira.

Uma das estações do Giro Tecnológico, espaço permanente na feira, apresentava a ‘Adubação Verde e Controle Biológico’, assuntos tratados pela equipe técnica da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. “Ainda existe muita dúvida sobre os dois temas. É preciso entender que, independente da atividade, a gestão é a melhor atitude. Com ela é possível tornar o solo mais fértil, aumentar a resistência de pragas e doenças e entender melhor sobre como e quando utilizar agentes naturais”, explica o técnico de ATeG, Hilton Akira.

Outra estação foi a de Pecuária Leiteira que orientou os visitantes quanto a conservação de forragem: feno e silagem. Mais de 100 pessoas conferiram de perto as inovações apresentadas nas estações do Giro durante os três dias de feira.

Encontro Jovens da Agropecuária

A feira de tecnologias também foi palco para a 15ª edição do Encontro Jovens da Agropecuária. O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, participou do evento que contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias e outras lideranças rurais e políticas do estado.

Mais de 200 pessoas assistiram as palestras relacionadas ao tema proposto para esta edição que foi “O jovem, o Agro e o Futuro”, entre elas o painel ministrado por Xico Graziano, engenheiro agrônomo e docente da Fundação Getúlio Vargas.

Durante o evento, Saito destacou a participação de lideranças do estado no cenário nacional e a relevância da participação dos jovens no meio rural. “Aos jovens eu gostaria de dizer que para o desenvolvimento pessoal, profissional e, consequentemente do setor é fundamental que haja comprometimento alinhado a conceitos como trabalho e educação. A Tereza é um exemplo disso!”.  entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Ellen Albuquerque e Leandro Abreu