Skip directly to content

Dinapec 2019: Com presença da ministra da Agricultura e lideranças rurais, Encontro Jovens da Agropecuária movimenta último dia do evento

Dinapec 2019: Com presença da ministra da Agricultura e lideranças rurais, Encontro Jovens da Agropecuária movimenta último dia do evento

25/02/2019 - 09:30

Evento contou com a presença de mais de 200 pessoas

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias e demais lideranças rurais e políticas do estado prestigiaram, nessa sexta-feira (22), o Encontro Jovens da Agropecuária, durante a Dinapec 2019. O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas.

A iniciativa foi realizada no último dia da Dinapec 2019 – Dinâmica Agropecuária, promovido pela Embrapa Gado de Corte e Sistema Famasul e, seguida por uma coletiva de imprensa concedida pela ministra, acompanhada de representantes do estado.

Durante o evento, Saito destacou a participação de lideranças do estado no cenário nacional e a relevância da participação dos jovens no meio rural. “Aos jovens eu gostaria de dizer que para o desenvolvimento pessoal, profissional e, consequentemente do setor é fundamental que haja comprometimento alinhado a conceitos como trabalho e educação. A Tereza é um exemplo disso!”.  entre outros

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que direto do Acre para participar do encontro afirmou: “É um prazer estar aqui! Vocês jovens que estão aqui hoje, precisam valorizar o sistema sindical porque só assim continuaremos unidos e venceremos as batalhas do setor”, afirmou, destacando ainda que um dos gargalos é o êxodo rural. “O Agro precisa dos jovens”.

A presidente da Comissão Famasul Jovem, Roberta Mais, falou da contribuição que estes eventos proporcionam à juventude ligada ao agro. “A nossa preocupação são os jovens e por isso, a iniciativa é desenvolvida por eles e para eles. O foco do encontro é percorrer o estado levando conhecimento, provocações e novos desafios para aqueles que serão os grandes responsáveis pelo futuro do agro e do país”.

O presidente do MNP, Rafael Gratão, destacou que o evento oportuniza a união em um único propósito. “Queremos, juntos aqui, compartilhar informações, experiências e trazer boas perspectivas para o agro”.

Palestras – O encontro começou com a palestra de Miriam e Marcelo Cerutti, com tema “Carreira Profissional: como me preparar?”. Em seguida, o administrador Márcio Peruchi assumiu a palestra “Como podemos nos comunicar em tempos de revolução digital?”.

Para encerrar o ciclo de palestras, o engenheiro agrônomo Francisco Graziano Neto, abordou o tema “Os jovens do agro frente aos desafios de um Brasil em transformação”. “Nunca antes vi o que a Famasul faz em Mato Grosso do Sul: reunir jovens em pautas importantes do agro. E nada me dá mais gosto do que estar em ‘território’ da Embrapa, um espaço de transformação, construção e evolução. Isso dá muito orgulho do Brasil”, afirmou Chico Graziano.

Sobre a juventude, Graziano ressaltou: “Os jovens são sempre melhores do que nós quando se dedicam. Eles tocam as propriedades de forma inovadora e com muita mais eficiência. Esse público será primordial na evolução tecnológica que exigirá romper paradigmas”.

No final do evento um painel realizado com o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, com Roberta Maia, Rafael Gratão, o secretário de Gestão Estratégica do Governo do Estado, Eduardo Riedel e os palestrantes tirou as dúvidas da plateia e motivou a busca por mais conhecimento dos jovens sul-mato-grossenses.

Estiveram presentes no evento, o diretor secretário do Sistema Famasul, Frederico Stella; o diretor-tesoureiro da Federação, Marcelo Bertoni; a segunda diretora-tesoureira Thaís Carbonaro Faleiros Zenatti; o secretário da Semagro, Jaime Verruck; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; a diretora-técnica, Mariana Urt; o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Ronney Mamede; entre outros representantes do agro. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque e Ana Brito