Skip directly to content

Dinapec 2019: Sistema Famasul apresenta potencialidades da pecuária de MS

Dinapec 2019: Sistema Famasul apresenta potencialidades da pecuária de MS

25/02/2019 - 18:30

O cenário da bovinocultura de corte em Mato Grosso do Sul foi o tema da palestra ministrada pelo vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, no painel “Novos rumos para o controle da Febre Aftosa”. O encontro aconteceu durante a Dinapec – Dinâmica Agropecuária 2019, evento realizado pela Embrapa Gado de Corte e pela Famasul.

Na apresentação, Novaes mostrou dos dados de produção, comercialização e exportação desta cadeia no estado e os desafios para o produtor rural frente aoaumento da demanda. “Redução de área e maior produtividade para a pecuária. É uma realidade que veremos com mais frequência daqui pra frente.  A rotação de culturas será uma necessidade a os produtores terão ainda mais consciência disso”, ressaltou o vice-presidente da Famasul fazendo referência aos sistemas de integração que são estratégicos e reúnem diferentes culturas dentro de uma mesma propriedade.

O chefe do Serviço de Saúde Animal do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, Elvio Gazola, apresentou o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. “Desde o início do plano muitas transformações aconteceram em todo o setor produtivo. Isso influenciou no mercado, na produção pecuária, no menor tempo para abate e também no serviço sanitário nacional”, ressalta.

Para o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – Iagro, Luciano Chiocheta, o estado tem grandes responsabilidades a partir de agora. “Novos cuidados surgem sem a vacina. Mato Grosso do Sul faz parte de um bloco composto pelos quatro maiores estados produtores de carne (Santa Catarina, Mato Grosso, Rio Grande do Sul), além de fazermos fronteira com outros países, o que exige cuidados e maior alinhamento com esses representantes”.

O evento também contou com uma palestra do presidente da Câmara Técnica de Medicina Veterinária do CFMV, João Vieira Neto. Ao final a moderadora Vanessa Felipe, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, conduziu um debate com todos os palestrantes do painel.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque