Skip directly to content

Diretoria da CNA e da Famasul participam de visita técnica na Embrapa Gado de Corte

Diretoria da CNA e da Famasul participam de visita técnica na Embrapa Gado de Corte

09/06/2016 - 15:00

O desenvolvimento do setor produtivo de Mato Grosso do Sul está baseado no acesso às inovações elaboradas pelas instituições de pesquisa. A consolidação da relação entre o campo e laboratórios foi comprovada durante a visita técnica feita pela Diretoria Executiva da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e pela diretoria do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS à Embrapa Gado de Corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

O evento encerrou a programação da II Reunião Itinerante da CNA, realizada nesta edição em Campo Grande/MS. Para o presidente da CNA, João Martins da Silva Junior, os encontros na Casa Rural foram positivos e resultaram em uma aproximação entre as instituições. “Mais do que nunca estreitamos a relação com a Famasul. A atual gestão da CNA entende que temos que ficar mais próximos dos produtores e não ficar apenas em Brasília”.

Segundo a liderança nacional, que participou de diversos eventos, iniciando a jornada na abertura do II SIGEE – Simpósio Internacional sobre Gases de Efeito Estufa na Agropecuária, os dias em Campo Grande serviram para consolidar a relação com os produtores rurais sul-mato-grossenses. “Se tivermos uma base sindical forte, teremos uma CNA cada vez mais forte e representativa”.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, sediar a II Reunião Itinerante da CNA foi gratificante e mostrou a união do setor produtivo. “Mato Grosso do Sul é destaque nacional devido ao perfil empreendedor dos produtores, que estão cada vez mais unidos e atuantes. Essa visita que conciliou ciência, representatividade e trabalho rural evidenciou nossas potencialidades”.

 Durante a visita à Embrapa Gado de Corte, o ex-ministro Aldo Rabelo falou sobre a importância do setor produtivo para o desenvolvimento do País. “Não por acaso a CNA resolveu fazer sua reunião aqui, devido à importância da Famasul e da Embrapa”, reforçou.

 Sistema de Protocolo de Rastreabilidade – Durante o encontro na Embrapa, o chefe geral da instituição, Cleber de Oliveira, apresentou aos representantes da CNA e à diretoria do Sistema Famasul o Sistema de Protocolo de Rastreabilidade. “Em qualquer propriedade brasileira, que faz parte do Sistema de Protocolo de Rastreabilidade, o produtor rural pode, automaticamente, cadastrar seu  animal. A informação chega a Embrapa Gado de Corte  e em seguida aos produtores de Nelore”.

 O sistema foi criado com o intuito de estreitar e dar transparência na relação entre produtores rurais, a CNA, os frigoríficos e os consumidores interessados na produção e consumo de produtos diferenciados. Utilizando o sistema informatizado na gestão dos protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária, a CNA proporciona transparência nas garantias acordadas entre os proponentes dos protocolos e na rastreabilidade do produto desde a propriedade até a mesa do consumidor.

Participaram da visita técnica da Embrapa Gado de Corte, o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; a diretora-secretária da Federação, Terezinha Candido; o diretor executivo da instituição, Lucas Galvan; o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.

Também prestigiaram o evento, os pesquisadores da instituição e a diretoria da CNA: secretário executivo do SENAR Brasil, Daniel Carrara, presidente da Faeg – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás, José Mário Schreiner, presidente da Faeac – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre,  presidente da Faesc – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo, presidente da Farsul – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul, presidente da Faepa – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba, Mário Antônio Pereira Borba, Faemg – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões, presidente da Faes – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo, Julio da Silva Rocha Junior.