Skip directly to content

Do hobby ao lucro: rosas do deserto, cactos e suculentas viram fonte de renda para família de Costa Rica

TRANSFORMANDO VIDAS

Do hobby ao lucro: rosas do deserto, cactos e suculentas viram fonte de renda para família de Costa Rica

Com curso gratuito de floricultura do Senar/MS, mãe e filha aprenderam técnicas de rega, adubação e plantio, reduzindo mortalidade das plantas.
06/08/2021 - 08:00

A produção de rosas do deserto, cactos e suculentas, que começou como um hobby, hoje se tornou mais uma fonte de renda para Josina de Souza e sua filha Jocimar Nogueira, do município de Costa Rica. Ao participarem do curso de Floricultura do Senar/MS, elas aprimoraram as técnicas de manejo, reduzindo os prejuízos e otimizando os resultados e os lucros. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.

“Antes do curso, a gente mexia com essas plantas com base em vídeos da internet, em dicas que o pessoal de floricultura orientava. Muitas vezes não dava certo e perdemos muitas plantas. Só depois do curso do Senar é que começamos a pegar o jeito. Aprendemos a melhor forma de fazer a rega, a adubação e a usar os melhores produtos”, detalha Jocimar.

O que começou como um hobby já dá lucro e ajuda nas contas da propriedade. “Chegou um dia que não estávamos mais tendo espaço para aquelas coleções e começamos a vender, melhorando bastante a renda. Hoje já estamos tirando um bom lucro”, destaca.

A mãe, Josina, acredita que capacitação é o caminho para que a atividade se torne cada vez mais rentável e profissional.

“Com a rosa do deserto, por exemplo, a gente mexia com um pouquinho de receio, porque ela é mais sensível. E no curso, aprendemos como regar, o jeito de plantar e ajudou bastante. A pessoa tem que perder o medo e seguir em frente. Se aparecer curso para fazer, faça. No começo perdi muitas plantas e com o curso já fomos aprendendo cada dia mais”, resume.

Para mãe e filha, observar as plantas crescendo sadias e bonitas é muito gratificante. "Mostra que estamos indo no caminho certo”.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e reportagens sobre Floricultura em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu