Skip directly to content

Efeitos do El Niño favorecem plantio da soja em Mato Grosso do Sul

Efeitos do El Niño favorecem plantio da soja em Mato Grosso do Sul

21/10/2015 - 15:15

Chuvas bem distribuídas, regulares e na quantia certa, características do fenômeno El Niño que marcam a primavera em Mato Grosso do Sul e aceleram o plantio da safra 2015/2016 de soja. O Estado atingiu essa semana 28% da área plantada, conforme informações do último levantamento do Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS.

Um cenário que difere do ciclo anterior, quando no mesmo período, em razão da estiagem no início da semeadura, o plantio registrava apenas 5,6%. “Nem atrasados, nem adiantados, estamos com o plantio dentro da normalidade. Quem ainda não plantou, está na expectativa de chuva moderada. E quem já fez a semeadura, precisa de clima mais ameno para o desenvolvimento da planta”, explica o analista de grãos da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto.

A região Sul está mais adiantada e aparece com 34% do plantio, já a parte Norte do Estado registra 11% da área plantada. O clima ajudou e alguns municípios se adiantaram com a semeadura, como é o caso de Aral Moreira (80%), Amambai (65%) e Laguna Caarapã (60%).

Na estimativa da Aprosoja/MS, o estado deve produzir 7,2 milhões de toneladas de soja na safra 2015/2016. “No geral, as lavouras plantadas estão bem nascidas, com boa evolução e baixo aparecimento de plantas daninhas. Com ajuda do clima e o manejo do agricultor, não teremos problema com pragas e doenças”, explica o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto.