Skip directly to content

Em Bonito, olhar de crianças chama atenção para o Programa de Proteção de Nascentes do Senar

Em Bonito, olhar de crianças chama atenção para o Programa de Proteção de Nascentes do Senar

22/10/2015 - 15:15

Como explicar aos adultos a real importância de preservar o meio ambiente? Através de desenhos, estudantes com idade entre 6 e 15 anos do município de Bonito têm a missão de divulgar o Programa de Proteção de Nascentes, idealizado pela CNA – Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A ação é organizada pelo Sindicato Rural do município e acontece na Praça da Liberdade, na próxima sexta-feira (23), a partir das 9 hs.

Com o tema ‘Proteja uma nascente em um dia’, o Programa, que deu início em março deste ano quer alcançar, até o final de 2015, 1.000 cadastros de nascentes em áreas rurais em todo território nacional. A iniciativa é desenvolvida em 27 estados brasileiros e está mobilizando os sindicatos Rurais de Mato Grosso do Sul. “A ação é ambiciosa, necessária e possível. E mostra a responsabilidade e preocupação do setor produtivo com os assuntos ambientais”, explica o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.

Os autores dos desenhos são 35 crianças e adolescentes do Instituto Família Legal – entidade que atende pessoas carentes da cidade. A partir de traços e cores que retratam questões ambientais, os pequenos mostram como é possível proteger mananciais e cursos d´agua. “Com as impressões desenhadas pelos alunos, os visitantes entenderão como identificar, cercar, limpar, controlar erosão e replantar a vegetação original de nascentes”, explica a secretária executiva do Sindicato Rural, Michele Flores, fazendo referência aos cinco passos orientados pelo Programa.

A primeira atividade de divulgação do município foi realizada no mês de setembro junto aos produtores rurais. De lá pra cá, 13 cadastros de nascentes foram feitos em Bonito. “Iniciativas como esta despertam o interesse para bens preciosos como fauna e flora, e mostram que é da responsabilidade de todos, preservar a água hoje pensando nas próximas gerações”, explica o coordenador do Programa no Estado, Pedro Bigaton.

Durante a ação, serão entregues mudas de árvores e material informativo do Programa, além da presença dos mascotes: Agrinho, Aninha e Nando. No local serão divulgados vídeos e fotos da realização do trabalho de preservação.

Serviço – Os produtores interessados em participar do Programa Nacional de Proteção de Nascentes devem ligar no Senar/MS pelo telefone (67) 3320-6969. Mais detalhes podem ser obtidos no site http://protecaonascentes.strikingly.com/

Foto: Sindicato Rural de Bonito