Skip directly to content

Em Cassilândia, nova diretoria do sindicato toma posse para o próximo triênio e Senar/MS entrega mais de 590 certificados

Em Cassilândia, nova diretoria do sindicato toma posse para o próximo triênio e Senar/MS entrega mais de 590 certificados

24/04/2019 - 17:30

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, na noite de ontem (23), no município de Cassilândia, a 338 quilômetros da Capital, uma cerimônia de entrega de certificados aos alunos dos cursos de FPR – Formação Profissional Rural e PS – Promoção Social além de participar da posse da nova diretoria do Sindicato Rural.

Para o presidente reeleito Cilas Alberto de Souza a importância de se realizar dois eventos na mesma ocasião é uma felicidade pessoal. “Eu sinto um orgulho de fazer parte dessa transformação e eu tenho a honra de dizer que, durante a nossa gestão anterior, tivemos a capacidade de formar quase 3 mil alunos em parceria com o Senar”.

O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni, destacou a importância do trabalho do gestor nos sindicatos rurais. “Gostaria de parabenizar mais uma vez o Cilas por assumir esse compromisso com os produtores da região. Não é fácil ser presidente de uma entidade como essa” explica.

Segundo o vice-prefeito de Cassilândia, Eltes de Castro Paulino, que já passou pela presidência da entidade municipal, a região tem potencial para todos os tipos de culturas. “Passei pelo sindicato rural não como um grande gestor, mas sim, deixando um espaço para o produtor, buscando o seu apoio que vem da sua categoria que é o sindicato rural através da Famasul e do Senar” afirma.

A paulista Ana Maria Cavalcante, recebeu o certificado do curso de Aplicação de Medicamentos em Bovinos. Ela que mora no município há cerca de dois anos alega que, pela necessidade de trabalhar na propriedade do pai, procurou especialização através do sindicato. “Exatamente por eu não ter nenhuma formação eu precisava de ajuda. Eu tinha muita dificuldade, sempre que eu tinha algum problema eu ligava para alguém e pedia ajuda. Depois das capacitações eu comecei a resolver tudo e minha vida ficou muito mais fácil” explica.

“Foi o conhecimento que eu precisava para trabalhar naquilo que eu não tinha”. Para Cavalcante, a metodologia do Senar/MS é diferente. Segundo a formanda, o estudo na prática fora do ambiente fechado foi essencial para o seu aprendizado.

Lázaro Alves da Silva, que participa de cursos desde 1995, gerencia a propriedade da família que produz leite e, recentemente, iniciou a piscicultura. “As aulas me capacitaram bem, assim como na minha propriedade, abre um leque grande de experiência profissional e até mesmo através da produção de peixes, um ganho extra” destaca o produtor que receberá a Assistência Técnica e Gerencial – ATeG.

O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, também participou da cerimônia. Mais de 590 alunos receberam certificados de aproximadamente 60 cursos de FPR e PS. O evento contou com cerca de 200 pessoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu e Vitor Ilis