Skip directly to content

Em coletiva de imprensa na Famasul, futura Ministra da Agricultura Tereza Cristina destaca segurança jurídica no Agro

Em coletiva de imprensa na Famasul, futura Ministra da Agricultura Tereza Cristina destaca segurança jurídica no Agro

14/11/2018 - 07:00

O presidente da Famasul -  Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Mauricio Saito, representando 14 entidades e as quatro federações do setor produtivo do estado, abriu a coletiva de imprensa junto à futura Ministra da Agricultura, deputada federal, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, indicada pelo presidente da República eleito, Jair Messias Bolsonaro, sinalizando a segurança jurídica como uma das principais demandas dos produtores rurais brasileiros.

A coletiva foi realizada na sede da Casa Rural, nessa sexta-feira (9), e foi o primeiro compromisso da parlamentar sul-mato-grossense com a imprensa local. Durante a abertura, Saito destacou que a indicação de Tereza é um reconhecimento do grande trabalho desenvolvido em prol da agropecuária nacional.  

“Apesar de termos inúmeros desafios, dentre eles uma política agrícola que dê previsibilidade ao produtor rural, investimentos em infraestrutura e logística, e questão ambiental, o grande tema de relevância, com certeza, é a segurança jurídica em nosso estado”, enfatizou o presidente da Federação.

Saito acrescentou: “O direito de propriedade deve ser o tema a ser observado com especial atenção pela nova ministra e pelo presidente Jair Bolsonaro, pois toda pujança de produção existente em nosso estado é comprometida com a insegurança que este assunto traz ”.

A demanda da Famasul à Tereza já consta nas prioridades para o ministério. “O presidente Bolsonaro não vai admitir invasão de qualquer tipo de movimento, seja sem terra ou indígena. A Funai é ligada ao Ministério da Justiça, por tanto, ao futuro ministro Sérgio Moro, estrutura que está sendo desenhada, e ele frisou para mim que, na segurança jurídica, não vai titubear”.

Ainda sobre o tema, Tereza pontuou: “Aqui no nosso caso de demarcação de terras indígenas, temos as 19 condicionantes do Supremo. É um assunto recorrente que hoje não é cumprido nas instâncias inferiores da justiça. Acaba sendo judicializado, levando 20 anos ou mais para ter o caso resolvido. Todo mundo perde!”.

O secretário de Governo, Eduardo Riedel, ratificou que Tereza terá o apoio do Governo estadual. “Estamos vivendo um momento histórico, um momento de transição, de discussão profunda de modelos, de reformas que virão e, sem dúvida nenhuma, ela é uma protagonista desse processo. E você terá todo nosso apoio Tereza, no que for preciso”.

Participaram da coletiva, o secretário da Semagro, Jaime Verruck; o vice-presidente do Sistema Famasul, Luis Alberto Novaes Moraes;  o diretor-secretário da Federação, Frederico Stella; o diretor-tesoureiro, Marcelo Bertoni; o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça; o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke; o diretor da Fiems, Roberto Hollanda; o presidente do MNP, Rafael Gratão; o presidente da Avimasul, Adroaldo Hoffman; o presidente da Associação Novilho Precoce, Nedson Rodrigues, o presidente da OCB/MS, Celso Régis; entre outros representantes do setor produtivo.

Mauricio Saito concedeu entrevista em nome das seguintes instituições:

ABPO – Associação Brasileira de Pecuária Orgânica
ACRISUL – Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul
AMPASUL - Associacão Sul Matogrossense dos Produtores de Algodão
APROSOJA/MS - Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul
ASPNP - Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Novilho Precoce
ASUMAS - Associação Sul Matogrossense de Suinocultores
AVIMASUL - Associação de Avicultores de MS
FUNDAÇÃO CHAPADÃO
FUNDAÇÃO MS
MNP - Movimento Nacional dos Produtores
OCB/MS - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul
REFLORE/MS - Associação Sul Mato Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas
SODEPAN – Sociedade de Defesa do Pantanal
SULCANAS - Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar do Estado de Mato Grosso do Sul
UNIPAN – União dos Pantaneiros da Nhecolândia