Skip directly to content

Em Encontro Jovens da Agropecuária, Ricardo Jordão chacoalha lideranças rurais de MS

Em Encontro Jovens da Agropecuária, Ricardo Jordão chacoalha lideranças rurais de MS

27/10/2015 - 15:00

Foi literalmente chacoalhando 250 pessoas que lotavam o auditório da Casa Rural, que o especialista em marketing, Ricardo Jordão, iniciou a palestra do 2º Encontro Jovens da Agropecuária, na noite desta terça-feira (27), em Campo Grande. O evento, realizado pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e o MNP – Movimento Nacional do Produtores, quer despertar nos estudantes das ciências agrárias, recém-formados e produtores rurais de Mato Grosso do Sul o empreendedorismo no setor rural.

Jordão, que é fundador da BizRevolution – empresa referência mundial em liderança e marketing, deu o aviso: “O mundo mudou e é preciso se movimentar. Desde que a internet surgiu tudo está diferente. Mudamos a forma de comer, de namorar, de trabalhar. Hoje compramos objetos da China sem sair de Campo Grande. Se não nos reinventarmos seremos varridos por coisas atuais, que estão mais práticas, rápidas e muitas vezes até mais saudáveis”, ressalta.

O objetivo do Encontro é difundir informações e permitir a troca de experiências, abrindo espaço para que o público participe ativamente das questões relacionadas ao setor. “Os jovens tem neste evento, a oportunidade de se preparar para assumir o agro no Estado. O estímulo necessário para encarar a realidade do mercado que está cada vez mais exigente e demandando um número cada vez maior de produtos. Vamos encher o setor de profissionais respeitados”, exalta o presidente da Famasul, Mauricio Saito, durante abertura do Encontro.

No ato da inscrição, os participantes preencheram um questionário direcionado e com base no desempenho, a organização selecionará os jovens que mais se destacaram nas respostas. Outro momento é o ‘Sobe no caixote’, destinado para os jovens expor ideias, fazer perguntas, elogiar, reclamar, pedir ou simplesmente desabafar.  “Todas as ações inseridas no Encontro foram intencionalmente provocativas. A intenção é engatilhar este jovem no intuito de que eles sejam mais atuantes no meio, se comuniquem melhor, saibam negociar e vender”, explica a presidente do MNP Jovem, Amanda Rocha.

Venda, também foi um ponto abordado pelo palestrante. “Até para conquistar a namorada é preciso saber vender. Se não souber como convencer de que o produto é bom, de forma responsável e criativa, você não vai conseguir nada. A pior coisa que existe é a pessoa se dar bem por algo que ela não faça muito bem”, conclui Jordão.

Ainda falando em mudanças, o comportamento dos jovens nas redes sociais também foi tema de palestra do evento, que foi ministrada pelo diretor da NetNexus, empresa que atua com ações em mídias vinculadas ao agronegócio, Silvio Rodeguero. Um ‘talk show’ encerrou as atividades da noite, quando as entidades parceiras do Encontro debateram temas pertinentes à área.

Também participaram do evento o vice-presidente da Famasul, Nilton Pickler; a diretora secretária da Casa Rural, Terezinha Candido; o diretor executivo, Lucas Galvan, o presidente do MNP, Rafael Gratão; a presidente da Famasul Jovem, Roberta Maia, além do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares.