Skip directly to content

Em evento híbrido na Famasul, Senar MS lança programa estratégico ‘Viva Pantanal’

Prevenção e Capacitação

Em evento híbrido na Famasul, Senar MS lança programa estratégico ‘Viva Pantanal’

Na oportunidade, Corpo de Bombeiros Militar e MPMS lançaram o cadastro na plataforma “Pantanal em Alerta”
27/10/2021 - 19:45

O bioma Pantanal foi a pauta do evento híbrido realizado nesta quarta-feira (27), na sede do Sistema Famasul, em Campo Grande. O presidente da instituição, Marcelo Bertoni, apresentou detalhes sobre o programa ‘Viva Pantanal’, do Senar/MS, que oferece capacitação para prevenção e combate a incêndios na área rural e incentiva a formação de brigadas nas propriedades pantaneiras.

“A parceria e o diálogo são a soma para se obter resultados positivos e alcançar metas. Este encontro de instituições engajadas resulta em ações que têm o mesmo intuito: cuidar do bioma pantaneiro. O Viva Pantanal vai levar informação ao campo, capacitando diretamente o produtor rural para prevenir e combater o fogo, além de conscientizar a população rural e estimular a formação de brigadas de incêndios, envolvendo todos os moradores e trabalhadores das propriedades”, explicou Bertoni.
 
A iniciativa, neste primeiro momento, vai contemplar os municípios de Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora. O curso terá carga horária de 56 horas, dividido em 06 módulos, com o treinamento, análise de riscos, plano de ação, entrega técnica e verificação do ‘Selo Viva’. A capacitação será ministrada por instrutores do Senar/MS e integrantes do Corpo de Bombeiros. 

As ações do Comitê do Fogo de MS foram apresentadas pelo tenente coronel, Fábio Catarinelli. “Incêndios florestais são desafios para nosso estado e estão mais intensos desde 2019. Além disso, os eventos climáticos extremos atingem principalmente os municípios da região sul. A divulgação, a criação e a participação na construção de ferramentas para o combate a incêndios devem ser cada vez maiores”. 

Também houve apresentação do diretor-presidente do Imasul, André Borges, a respeito da queima controlada, que é o emprego do fogo como fator de produção e manejo em atividades agropastoris ou florestais. 

Pantanal em Alerta
O evento também teve o objetivo de atualizar produtores rurais sobre o cadastro no sistema ‘Pantanal em Alerta’, do CBMMS e Ministério Público Estadual, que consiste no envio de alertas em tempo real sobre pontos de calor e possíveis incêndios. “A ferramenta foi pensada para ser simples e acessível ao cidadão. Queremos que todos façam parte desta rede”, acrescenta o tenente-coronel, Wandner Meirelles, diretor de telemática e estatística do CBMMS. A atualização acontecerá de hora em hora, com base no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural). 

 “Hoje na região de Planalto, na bacia do Alto Paraguai, os incêndios podem causar prejuízos ambientais e econômicos. Precisamos buscar coletivamente uma solução e reduzir os impactos. Agradeço a Famasul por abrir as portas e possibilitar essa aproximação com a classe produtora”, afirmou o promotor de justiça do Núcleo Ambiental do MPMS, Luciano Loubet. 

Participaram do evento o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Frederico Stella; o diretor-presidente do Imasul, André Borges; a promotora de justiça de Corumbá, Ana Raquel Borges; remotamente a procuradora do Ministério Público Federal, Samara Dalloul; diretor-executivo do Instituto SOS Pantanal, Felipe Dias; subcomandante do Corpo de Bombeiros, Leandro Mota de Arruda, representando o comandante geral, Hugo Djan Leite; e o tenente-Coronel Valdemir Moreira Jr, representando a Semagro.

Para acessar o evento na íntegra, acesse: https://youtu.be/jmRC6oZ4jbg