Skip directly to content

Em evento sobre os desafios do agro, Saito reforça a importância de apoio para aprovação de projetos nacionais

Em evento sobre os desafios do agro, Saito reforça a importância de apoio para aprovação de projetos nacionais

30/04/2019 - 13:30

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou, nessa segunda-feira (29), do projeto CBN Agro em Ação, realizado no auditório da instituição, em Campo Grande. A palestra com o tema “Dez desafios para o futuro do agronegócio”, foi ministrada pelo engenheiro agrônomo, mestre em economia agrária e doutor em administração, Xico Graziano.

Na abertura, Saito fez referência aos dados de uma pesquisa realizada pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil que identificou as principais demandas do produtor rural brasileiro: “Acesso ao crédito,  custos de produção e melhoria da infraestrutura logística são temas prioritários e são questões diretamente ligadas à capacidade do Governo Federal de fazer investimentos no setor agropecuário. Por isso é preciso realizar as reformas nacionais necessárias para benefício de toda a sociedade”.

Na palestra, Graziano relacionou temas políticos e sociais e que influenciam o setor produtivo. “Os desafios apresentados aqui são na verdade cenários. Eu não vim para agradar. Meu papel é instigar e provocar reflexões em vocês. Temos uma lição de casa que é cooperar, dividir, compartilhar sucessos e fracassos”, ponderou.

Antes de encerrar, o palestrante falou da importância da renovação citando sua história de sucessão familiar. “Minha filha fez um projeto para a minha propriedade. No início fui resistente mas aceitei e agora vejo os resultados alcançados, o negócio é outro e tenho muito orgulho dela. É preciso raciocinar fora da caixa, tirar o cadeado da cabeça”, resume.

Participaram do evento o diretor-secretário, Frederico Stella; o diretor-tesoureiro, Marcelo Bertoni; a 3ª secretária, Tereza Zahran e o conselheiro da vice-presidente, Rafael Nunes Gratão, além do Diretor Executivo da CBN Campo Grande, Estevão Congro, o superintendente da Semagro, Rogério Beretta, Alexandre Cruz, gerente regional do Banco Bradesco.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul - Ellen Albuquerque