Skip directly to content

Em evento sobre a suinocultura, diretora do Sistema Famasul destaca ações do Granja Plus

Em evento sobre a suinocultura, diretora do Sistema Famasul destaca ações do Granja Plus

01/04/2019 - 14:00

A diretora-técnica do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS, Mariana Urt, discursou, nessa quinta-feira (28), no evento “Atualização em Legislação Sanitária Aplicada à Suinocultura”, na sede da Casa Rural, em Campo Grande.

Durante o evento, Mariana agradeceu a presença dos técnicos, representantes rurais e dos produtores, ressaltando a importância de eventos de cunho técnico voltados à suinocultura. Mais de 70 pessoas participaram da iniciativa. “Eventos como esse só fortalecem todas as ações que nós teremos que adotar para que possamos atingir o objetivo de, em 2021, retirarmos a vacinação contra febre aftosa e em 2023, podermos obter status de estado livre sem vacinação. A suinocultura, setor pujante no estado e no Brasil, tem importante participação na manutenção do status sanitário já que esta enfermidade pode acometer todos os animais biungulados (casco com duas unhas)”.

Mariana também destacou o programa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Granja Plus. “Em 2018 nós lançamos a iniciativa que tem como objetivo promover melhorias continuas em propriedades, com conhecimentos e conceitos sobre legislações trabalhistas, ambientais, sanitárias e questões gerenciais das propriedades. Para 2019, o planejamento da instituição é assistir cerca de 120 suinocultores”.

O presidente da ABRAVES, Carlos Carrijo, comenta que a associação se coloca à disposição de todas as entidades que tem objetivo similar. “O objetivo principal é nivelar o conhecimento em relação a assuntos importantíssimos e atuais da suinocultura brasileira e mundial” destaca.

O superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, agradeceu a iniciativa. “Já vemos a suinocultura como um setor organizado. Então ver um nível de especialização desses de uma associação de veterinários especialistas em suinocultura, com uma programação que fazem praticamente o papel do governo”.

O diretor-presidente da ASUMAS, Alessandro Boigues, enfatizou a importância da integração entre os órgãos oficiais, empresas e profissionais liberais. “Além de um sonho profissional, é um sonho técnico nós podermos ver a nossa classe reunida para discutir e aprender cada vez mais”.

O presidente do CRMV/MS, Rodrigo Piva, parabenizou a iniciativa realizada pela ABRAVES e acrescentou que o Conselho deseja participar mais dos eventos da instituição. “Buscamos realizar um curso técnico específico que vai colaborar com o conhecimento. Nós queremos trazer a importância da nossa valorização profissional”.

O evento é realizado pela ABRAVES – Associação Brasileira dos Veterinários Especialistas em Suínos e conta com o apoio do Sistema Famasul, além de instituições como a ASUMAS – Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores, o CRMV/MS – Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul e da Iagro - Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. A programação do evento contou com sete palestras de especialistas do setor que abordaram de assuntos que vão desde a notificação obrigatório a bioseguridade.