Skip directly to content

Em Jaraguari, 300 pessoas são atendidas com programa de prevenção à saúde do Senar/MS

Em Jaraguari, 300 pessoas são atendidas com programa de prevenção à saúde do Senar/MS

03/12/2019 - 09:00


O mesmo município onde o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural começou, em 2016, foi também o local da 59ª e última edição da iniciativa de 2019. O município de Jaraguari, distante 50 quilômetros de Campo Grande, recebeu a ação de prevenção do Senar/MS, no sábado (30), quando foram atendidas 300 pessoas e quase 600 procedimentos realizados.

O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, representou o presidente da instituição, Mauricio Saito. “O programa completa três anos e acontece justamente onde foi realizado o piloto desta iniciativa, que nasceu para ampliar a longevidade dos produtores e trabalhadores rurais de Mato Grosso do Sul. Vejo aqui muitos homens, e que bom saber que estão deixando de lado o preconceito e cuidando da saúde. Tenho orgulho em acompanhar a evolução deste programa nos quatro cantos do estado”, ressalta.

O prefeito do município, Edson Rodrigues Nogueira, também participou do evento. “Quero agradecer a todos os envolvidos que colaboraram com a realização deste evento, principalmente o Senar/MS e a Famasul, instituições que têm ajudado muito a nossa região. A grande protagonista desta iniciativa é a população de Jaraguari”.

Prestigiaram a ação o presidente do sindicato rural do município, Durval Ferreira Filho; a mobilizadora, Alessandra Oliveira; a Secretária de Assistência Social, Gláucia Urbieta; a vereadora Professora Rose e a secretária de Saúde, Vanessa da Silva Gomes.


Luiza Castro Pinheiro (50) e seu esposo, Laurentino Cunha (58), moram em um assentamento que fica a 5 quilômetros de Jaraguari. Ela aguarda um procedimento cirúrgico e participou da ação para ficar com a saúde em dia. “Aproveitei para fazer um preventivo. Cuidar da saúde nunca é demais. Muita gente que eu conheço já participou do programa e elogia os atendimentos”, explica.

“Prevenir é melhor que remediar. Sempre que o final do ano chega, passo pelo médico para fazer vários exames. Desta vez, vim aqui nesta ação para me consultar com o urologista e ver se está tudo certo”, comenta o aposentado, Jairo Dalpupo (60).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque