Skip directly to content

Em MS, 64% das novas vagas de técnico agropecuário são de jovens entre 18 e 24 anos

Mercado Agropecuário

Em MS, 64% das novas vagas de técnico agropecuário são de jovens entre 18 e 24 anos

Números são de janeiro a outubro de 2022, período em que o estado gerou 144 novas ocupações no setor.
12/12/2022 - 09:30

Em Mato Grosso do Sul, 64,5% dos postos de trabalhos em técnicos agropecuários gerados nos dez primeiros meses do ano foram ocupados por pessoas entre 18 e 24 anos. Os números são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Previdência que registrou 144 novos empregos na área. Este é o assunto do #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (12).

“A porcentagem representa novas oportunidades para os recém-formados. Isso demonstra como o mercado está aberto a receber esses profissionais, como os graduados do Centro de Excelência, por exemplo, que finalizam o curso completamente preparados para atuar nas propriedades do estado”, explica o diretor do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar/MS, Gustavo Cavalca.

Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponibilizados na Sinopse Estatística da Educação Profissional e Tecnológica, em 2019, Mato Grosso do Sul registrou 18,8 mil matrículas em cursos técnicos de nível médio. “42% das matrículas são na forma subsequente, quando o aluno já concluiu o ensino médio e está matriculado em um curso técnico, perfil que se enquadra o Curso Técnico em Agropecuária do Senar/MS”, detalha a consultora técnica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira.

A iniciativa privada responde por 41,18% das matrículas com mais de 7,7 mil alunos, sendo que 6,4 mil estão em curso técnico subsequente, o que representa 83,17% dos estudantes. Na esfera pública, somando a administração municipal, estadual e federal com mais de 11 mil inscritos, apenas 1,4 mil estão na modalidade subsequente.

O gênero feminino aparece com 52,35% das matrículas, com 9,8 mil alunas. Os estudantes do sexo masculino são 8,9 mil, número que representa 47,65% do total.

Mais de 40% de todos os inscritos possuem entre 15 e 17 anos; seguido pela faixa etária de 25 anos ou mais, com 29,2%. Os alunos entre 18 e 24 anos representam 26,18%.

Oportunidade – O Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte está com matrículas abertas para o Curso Técnico em Agropecuária do Senar/MS. As vagas são para Campo Grande na modalidade presencial.

Se interessou? Acesse: senarms.org.br/processoseletivo e leia o edital.

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as semanas uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe! Conheça também: Educação no Campo e Transformando Vidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis