Skip directly to content

Em uma década MS chegará ao topo do ranking nacional de floresta no sistema agrosilvopastoril

Em uma década MS chegará ao topo do ranking nacional de floresta no sistema agrosilvopastoril

23/01/2015 - 17:00

Com o constante emprego de tecnologia na silvicultura, principalmente material genético, em dez anos Mato Grosso do Sul será o Estado com maior área plantada de florestas do país. A expectativa é que o Estado passe de 15 mil para 100 mil hectares de área cultivada dentro do sistema agrosilvopastoril até 2025. A informação foi apresentada na manhã desta sexta-feira (23), pelo engenheiro florestal Celso Medeiros, palestrante do Programa Mais Floresta, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na Showtec 2015, em Maracaju/MS.

Segundo o especialista, a silvicultura foi implantada há dez anos no Estado e garante lucro de R$ 2,2 mil por hectare ao ano. O município de Ribas do Rio Pardo foi o pioneiro no cultivo de florestas e hoje possui 8 mil hectares no segmento. Em seguida, aparece Ivinhema com 3,5 mil hectares. A produção atinge em média 33 metros cúbicos por hectares ao ano.

Na palestra ‘Casos de sucesso em MS em ILPF’, o especialista o engenheiro florestal listou como desafio do produtor cultivar florestas produtivas e de qualidade. “Normalmente as pessoas pensam que quem produz floresta não precisa trabalhar o solo, aí está a falha. Assim como em outras culturas, é preciso aplicar fertilizantes e fazer o manejo com agricultura de precisão. O custo maior no início garante alta produtividade e maior lucro no final do ciclo”, explica Celso.

A diferença do cultivo de florestas é o investimento inicial e o tempo de duração do ciclo, que pode chegar a 18 anos. Em compensação, a árvore gera receita em dois outros estágios antes do corte final. O primeiro corte dos galhos – os desbastes – pode ser feito aos cinco anos, o segundo em oito anos, nestes dois a madeira pode ser comercializada tanto para celulose como para cartão. A partir dos 15 anos a madeira já é considerada nobre, utilizada principalmente para a serraria. “A escolha do corte final vai depender do produtor. É sabido que, quanto mais tempo de vida, maior o valor agregado”, finaliza o engenheiro florestal.

Além da palestra voltada para silvicultura e o sistema de integração, a feira de tecnologia do agronegócio traz no último dia de evento, durante o Mais Floresta, temas como a formação e reformas de pastagens e os benefícios da ILPD –  Integração Lavoura Pecuária e Floresta, encerrando com o dia de campo.

Mais Floresta – O programa Mais Floresta realizado pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural tem objetivo de dar suporte ao produtor para o investimento em silvicultura e dá continuidade, durante o Showtec, ao evento realizado em novembro do ano passado, quando mais de 100 pessoas participaram do ‘Seminário Biomassa e Madeira Nobre: Novas Oportunidades de Negócios’, realizado na Famasul.

A Showtec 2015 – Show de Tecnologia acontece em Maracaju, encerra hoje e é uma realização da Fundação MS com a parceria do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Senar/MS, entre outras entidades.