Skip directly to content

Emoção, expectativa e alegria marcam cerimônia de certificação do Líder MS II

Emoção, expectativa e alegria marcam cerimônia de certificação do Líder MS II

13/06/2015 - 14:15

A cerimônia de certificação da conclusão do Líder MS II –  curso de especialização em Liderança Empreendedora foi marcada pela emoção dos concluintes, familiares, professores e homenageados na noite deste sábado (13). O evento foi realizado na sede do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e contou com a participação de mais de 150 pessoas, entre elas, os alunos da primeira edição do curso de especialização.

O líder MS  compõe a AERMS – Academia de Empreendedorismo Rural de Mato Grosso do Sul, uma iniciativa do Sistema Famasul, com o objetivo principal de fomentar lideranças empreendedoras do agronegócio do Estado.

Durante a cerimônia, o presidente da Famasul, Nilton Pickler destacou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento do setor em Mato Grosso do Sul. “O Líder MS potencializa os recursos humanos, tanto que os 38 líderes formados na primeira edição hoje se destacam no cenário estadual e nacional. Confiamos nos participantes do programa para consolidar e ampliar as ações do agronegócio em nosso Estado”.

O ex-presidente da Famasul , precursor do Líder MS durante sua gestão, Leôncio de Souza Brito Filho, foi amplamente homenageado por trazer ao Estado a iniciativa que tem como finalidade consolidar a formação de lideranças rurais. “Devemos valorizar o  professor. Se hoje o agronegócio é o que é, devemos isso a busca pelo conhecimento e pela reflexão”, ressaltou  Brito que recebeu das mãos, do secretário de Governo e também ex-presidente da instituição, Eduardo Riedel, uma placa de reconhecimento.

 

Riedel, presidente que deu continuidade ao  Líder MS ao implantar a segunda turma, também foi homenageado durante a cerimônia e destacou o papel do ensino, da capacitação, para o desenvolvimento social e econômico do agronegócio. “Não é a toa que a força do agronegócio está sendo reconhecida, e não só pela economia, mas também pelo lado social, com a capacidade que temos de refletir sobre a papel de nossas responsabilidades”.

De forma praticamente unânime, tanto os alunos da edição número 1 quanto os alunos da segunda turma definiram que o curso modificou suas vidas. O ex-aluno do Líder MS I, presidente da Fundação MS e da Sulcanas – Associação dos Fornecedores de Cana Sul-Matogrossense, Luis Alberto Morais Novais, agradeceu aos professores e ao Sistema Famasul a oportunidade de aprendizado. “O Líder mudou nossas vidas, percebemos a necessidade de envolvimento com o setor. Antes eu era focado nos problemas dentro da fazenda. Hoje eu sei que temos problemas maiores fora da porteira”.

O aluno do Líder MS II, atual superintendente de Ciência,Tecnologia e Inovação da Secretaria de Cultura, Turismo Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe, também salientou a mudança no perfil profissional e pessoal de quem participou da capacitação. “Esse programa maravilhoso, que muda vidas, nos tornou cidadãos melhores. Agradecemos aos professores por trazer conhecimento valiosos com tanta energia, seriedade, carinho e firmeza”.

Com sentimento de gratidão tanto por parte dos alunos como dos professores, a homenagem aos docentes Sérgio De Zen, Fernando Peres, Giselda Hironaka, Vania Di Addario Guimaraes, José Roberto Canziani  e Luiz Suplicy Hafers, foi um dos momentos mais emocionantes do evento. “Na dúvida entre a convicção e a conveniência, prefira sempre a convicção”, esta foi a mensagem enviada pelo doutor Hafers, que não pode estar presente ao evento por questões de saúde.

A segunda turma do Programa de Lideranças Rurais de MS (Líder MS II), iniciada em 2013, formou 42 pessoas ligadas ao setor no Estado, os quais passam a receber formação em nível Lato Sensu de professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Federal do Parará (UFPR).

O Líder MS é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) e sua grade curricular ofereceu disciplinas relacionadas a aspectos jurídicos, econômicos, políticos, sociais, organizacionais, além de seminários e estudos de caso que contribuem para a formação intelectual de profissionais que exerçam funções de líderes.