Encontro de Tecnologias para o Agro: Saito destaca do protagonismo dos jovens na liderança rural
Encontro de Tecnologias para o Agro: Saito destaca do protagonismo dos jovens na liderança rural
Mais de 300 pessoas participaram do evento na sede do Sindicato Rural de Campo Grande “Se nós não falarmos tecnicamente das questões do Agro, outros falarão ideologicamente”. Foi com essa afirmação que o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, destacou a importância da capacitação de jovens lideranças rurais durante a palestra ministrada no 32º Encontro de Tecnologias para o Agro, realizado nesta sexta-feira (05), em Campo Grande. O evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Campo Grande, com o patrocínio da Famasul e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS.
“Além de produzir com sustentabilidade, o produtor e o setor, de uma forma geral, têm a responsabilidade de comunicar à sociedade. Temos 86% de população urbana e 14% rural. Essa maioria não conhece o que a gente faz”, afirma Saito. Na sequência, o presidente apresenta a resposta. “Para que haja essa conexão necessária é preciso o envolvimento dos protagonistas do agro. No Sistema Famasul temos o programa CNA Jovem, que está na terceira edição e a Comissão Famasul Jovem, que é um grupo que contribui na tomada de decisões da instituição. A aproximação com a sociedade, o envolvimento com a produção e com a sucessão familiar são formas dos jovens se tornarem protagonistas”, explica.
A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias, fez um balanço do início da gestão. “Estamos com um pouco mais de 90 dias de governo e neste período já foi feita uma revisão geral. O Governo Federal pensa no produtor rural e quer destravar toda a burocracia e ideologia que foi colocada contra o setor produtivo brasileiro”.
O Governador de MS, Reinaldo Azambuja, abordou diversos temas que estão em discussão no cenário nacional, de previdência social a questão indígena. “Sabemos que existe o direito de propriedade e que a invasão é crime. [...] Através do legislativo é preciso definir essas posições”.
O vice-ministro da Secretaria especial de Assuntos Fundiários Luiz Antônio Nabhan, abordou o tema ‘Amplo debate sobre questões indígenas’, enfatizando: "Ninguém governa sozinho. Confesso que a missão a mim confiada é árdua.", se referindo ao cenário político encontrado ao assumir a pasta.
O “Endividamento Rural: estratégias para proteger o patrimônio e seguir plantando” foi tema da palestra do advogado da Lybor Landgraf, Henrique Jambiski. “Se o produtor souber a força que tem, nunca mais um hectare vai ser tomado a força para pagar dívida. Vamos pagar trabalhando”.
O superintendente da CNA - Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, Bruno Lucchi falou sobre os ‘Novos Rumos do Sistema Sindical’. “Se o produtor se envolver e procurar o sindicato rural do seu município, sua Federação, suas demandas chegarão a Brasília. A CNA representa os produtores em 213 grupos entre comissões, comitês, entre outros. O sistema sindical é a voz do produtor!”. Lucchi abordou temas diversos sobre a representatividade rural: de insegurança no campo à questão tributária.
Para a secretária adjunta de assuntos fundiários do Mapa, Luana Ruiz Silva Figueiredo, ”A segurança jurídica depende da atuação dos três poderes. Recentemente, o presidente do Sistema Famasul nos levou um estudo completo sobre a situação fundiária indígena em Mato Grosso do Sul apontando mais de 140 propriedades rurais invadidas por indígenas”.
Estiveram no evento, o vice-presidente do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; o diretor-tesoureiro, Marcelo Bertoni; o diretor-secretário, Frederico Stella, a senadora, Soraia Thronicke; o deputado estadual, Felipe Orro; o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; a 2ª diretora-tesoureira, Thaís Carbonaro Faleiros Zenatti; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; a presidente do Famasul Jovem, Roberta Maia; entre outras lideranças. Participaram do evento, os presidentes dos sindicatos rurais de: Campo Grande, Alessandro Coelho; Antônio João, Roseli Ruiz; Bandeirantes, João Nelson Lyrio; Corumbá, Luciano Aguilar Rodrigues Leite; Juti, Ramão Benites; Terenos, João Borges dos Santos Junior; Santa Rita do Pardo, Florindo Cavalli Neto; São Gabriel do Oeste, Vilson Brussamarelo.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ana Brito