Encontro reúne pequenos produtores de leite de todo o Estado em busca de qualificação
Encontro reúne pequenos produtores de leite de todo o Estado em busca de qualificação
Há 30 anos, o produtor de Deodápolis, Clóvis Rodrigues Alves, está na atividade leiteira. Na propriedade de 42 hectares, cria 50 vacas, sendo que 20 estão em lactação. Este é o perfil da boa parte do público que lotou o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no 18º Encontro Técnico do Leite, realizado nesta terça-feira, 02 de junho.
Sozinhos ou em caravanas, produtores rurais vindos de diferentes municípios do Estado fizeram a mesma rota com destino a ‘Tecnologias competitivas para a produção de leite’, tema do Encontro realizado pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, pelo Sindicato Rural de Campo Grande e pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
“Por dia, ordenho em média 350 litros de leite. Acredito que se eu levar para minha propriedade as informações que recebi no Encontro, com a ajuda do Mais Leite, vou conseguir dobrar esse número”, avalia o produtor. Há um ano, Alves recebe assistência do Programa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, que oferece aos 516 participantes alternativas para aumentar e melhorar a produção dentro de cada realidade.
Somente o programa Mais Leite levou ao evento uma caravana formada por 350 produtores rurais de seis municípios: Dourados (Distrito de Itaum), Anaurilândia, Sidrolândia, Terenos, Ponta Porã e Gabriel do Oeste.
De acordo com o diretor da Famasul, Ruy Fachini, o resultado obtido com o evento foi expressivo no que diz respeito ao número de participantes e aos objetivos do Encontro. “Com a presença maciça do público, composto por produtores rurais, técnicos estudantes e outros interessados, percebemos o tamanho da vontade de mudar o cenário do setor leiteiro no Estado. O produtor de leite mostrou que sabe da importância de se mobilizar para transformar sua realidade”, enfatiza o dirigente.
Os temas abordados por especialistas durante o evento estão ligados a estratégias na produção e comercialização do leite, ferramentas de manejo para medicina e nutrição, bem estar animal, estruturação e criação de rebanho leiteiro. “O Encontro trouxe palestras com temas fundamentais, como por exemplo o bem estar em relação à produção”, relatou o presidente do Sindicato Rural de Terenos, João Borges.
Além de novas técnicas, os assuntos abordados também apresentaram exemplos práticos dentro e fora do Estado. É como resume o diretor do Sindicato Rural de Campo Grande, Wilson Igi, um dos organizadores do evento. “O ponto chave foram as palestras com alto nível de informação. Estou muito satisfeito com o resultado”.
Para a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Biondo Tarrafel, o evento mostrou que Mato Grosso do Sul tem potencial para o crescimento na produção do leite. “O produtor vem buscando melhorar sua produtividade e qualidade, o Governo, a Famasul e os Sindicatos vem promovendo eventos para o fortalecimento da classe, mais ainda precisamos de preço mais justos”, salientou.
O secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Dr. Fernando Lamas, avaliou que além da qualidade dos palestrantes, os foram muito eficientes ao conseguir reunir um grande grupo de pequenos produtores no evento e oferecer-lhes uma atualização tão bem respaldada. “O Governo do Estado, através da Sepaf, estará sempre a postos para apoiar eventos como este, que primam pela qualidade dos conteúdos apresentados e tão bem recebe os seus participantes!”.
“O foco do Encontro é alcançar o desafio de manter o produtor na atividade leiteira, melhorar renda e aumentar produtividade e o objetivo foi alcançado, graças a força da parceria do sindicato rural da Capital e do governo estadual, entidades públicas e privadas, que acreditam no fortalecimento do setor em MS”, finaliza Ruy Fachini.