Skip directly to content

Encontro Técnico da Avicultura reúne 250 pessoas em Sidrolândia

Encontro Técnico da Avicultura reúne 250 pessoas em Sidrolândia

09/09/2016 - 09:30

“A busca pelo conhecimento, por parte dos avicultores de Mato Grosso do Sul, demonstra o profissionalismo do setor produtivo e o resultado é a melhora da produtividade e da qualidade”. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a abertura do 4º Encontro Técnico da Avicultura, realizado nessa sexta-feira (09), em Sidrolândia.

O evento, promovido pelo Sistema Famasul e pela Avimasul – Associação dos Avicultores de MS, contou com a participação de mais de 250 pessoas, entre produtores e profissionais do segmento avícola e foi prestigiado por lideranças políticas e rurais. “O consumo per capita da carne de frango é de 45 quilos ao ano, sendo a principal fonte de proteína animal do nosso País”, afirmou Saito que acrescentou que o município é o principal produtor de aves de Mato Grosso do Sul, com rebanho de 6,4 milhões de aves.

O presidente da Avimasul, Adroaldo Hoffmann, parabenizou os produtores e as caravanas do interior do estado que participaram do evento. “Para estar aqui hoje, nós sabemos que os senhores deixaram suas atividades para se dedicarem à melhoria da produção por meio da informação e conhecimento. Observado o potencial da produção de grãos e o crescimento na produção de proteína animal da carne de frango, reforçamos a necessidade de incentivos no setor da avicultura para que a nossa atividade seja anda mais competitiva”.

O secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, aproveitou o evento para parabenizar os médicos veterinários pelo seu dia e falou do papel importante do setor avícola para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Mato Grosso do Sul tem na agropecuária a base da sua economia, incluído a avicultura que é uma atividade que encontra no Estado condições espetaculares para se desenvolver, dada a disponibilidade de alimento”.

Além das lideranças já citadas participaram do evento, o prefeito Ari Basso; representando a SFA – Superintendência Federal de Agricultura, Luis Felipe Ungere; o diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan e o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Rogério Menezes, entre outros representantes políticos e do setor.

Sobre o evento – A programação do Encontro Técnico de Avicultura iniciou com a palestra do especialista em saúde animal, Paulo Roberto Pelissaro, que falou sobre ‘Impacto da Influenza Aviária no Comércio Internacional de Aves. Em seguida, o assistente técnico do COBB, empresa de genética avícola para frangos de corte, Guilherme Seelente, abordou o tema ‘Ações de manejo para melhorar os resultados de frango’.

A terceira palestra ficou por conta do assessor jurídico da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Thiago de Carvalho, sobre ‘O novo marco legal dos contratos de integração’. E, por último, o proprietário da granja São Roque, no Paraná, Valmor Ceratto, falou sobre ‘Gestão de custos e mão de obra das granjas’. A quarta edição do Encontro Técnico é realizada com o apoio da ABPA –  Associação Brasileira de Proteína Animal.