Encontro Técnico da Avicultura reúne 250 pessoas em Sidrolândia
Encontro Técnico da Avicultura reúne 250 pessoas em Sidrolândia
“A busca pelo conhecimento, por parte dos avicultores de Mato Grosso do Sul, demonstra o profissionalismo do setor produtivo e o resultado é a melhora da produtividade e da qualidade”. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a abertura do 4º Encontro Técnico da Avicultura, realizado nessa sexta-feira (09), em Sidrolândia.
O evento, promovido pelo Sistema Famasul e pela Avimasul – Associação dos Avicultores de MS, contou com a participação de mais de 250 pessoas, entre produtores e profissionais do segmento avícola e foi prestigiado por lideranças políticas e rurais. “O consumo per capita da carne de frango é de 45 quilos ao ano, sendo a principal fonte de proteína animal do nosso País”, afirmou Saito que acrescentou que o município é o principal produtor de aves de Mato Grosso do Sul, com rebanho de 6,4 milhões de aves.
O presidente da Avimasul, Adroaldo Hoffmann, parabenizou os produtores e as caravanas do interior do estado que participaram do evento. “Para estar aqui hoje, nós sabemos que os senhores deixaram suas atividades para se dedicarem à melhoria da produção por meio da informação e conhecimento. Observado o potencial da produção de grãos e o crescimento na produção de proteína animal da carne de frango, reforçamos a necessidade de incentivos no setor da avicultura para que a nossa atividade seja anda mais competitiva”.
O secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, aproveitou o evento para parabenizar os médicos veterinários pelo seu dia e falou do papel importante do setor avícola para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Mato Grosso do Sul tem na agropecuária a base da sua economia, incluído a avicultura que é uma atividade que encontra no Estado condições espetaculares para se desenvolver, dada a disponibilidade de alimento”.
Além das lideranças já citadas participaram do evento, o prefeito Ari Basso; representando a SFA – Superintendência Federal de Agricultura, Luis Felipe Ungere; o diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan e o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Rogério Menezes, entre outros representantes políticos e do setor.
Sobre o evento – A programação do Encontro Técnico de Avicultura iniciou com a palestra do especialista em saúde animal, Paulo Roberto Pelissaro, que falou sobre ‘Impacto da Influenza Aviária no Comércio Internacional de Aves. Em seguida, o assistente técnico do COBB, empresa de genética avícola para frangos de corte, Guilherme Seelente, abordou o tema ‘Ações de manejo para melhorar os resultados de frango’.
A terceira palestra ficou por conta do assessor jurídico da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Thiago de Carvalho, sobre ‘O novo marco legal dos contratos de integração’. E, por último, o proprietário da granja São Roque, no Paraná, Valmor Ceratto, falou sobre ‘Gestão de custos e mão de obra das granjas’. A quarta edição do Encontro Técnico é realizada com o apoio da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal.