Skip directly to content

Encontro técnico do leite: bem estar animal melhora a produção

Encontro técnico do leite: bem estar animal melhora a produção

07/04/2015 - 16:15

Boa saúde, alimentação adequada, conforto e tranquilidade. As condições adequadas de vida do ser humano também se mostram necessárias e, porque não, rentáveis na pecuária leiteira. O chamado bem estar para vacas em pastejo é um sistema que proporciona ao animal condições agradáveis como temperatura, manejo, alimentação e liberdade no pasto, método que garante maior e melhor lactação. Este será um dos temas apresentados no 18º Encontro Técnico do Leite, pelo zootecnista e especialista em bem estar animal, Mateus José Paranhos da Costa. O evento promovido pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, será realizado no dia 02 de junho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

O especialista garante que para aumentar produtividade o primeiro passo é oferecer condições que atendam de imediato as necessidades do animal. “A prioridade é aplicar na propriedade alojamentos adequados e alimentos indicados para este tipo de produção, itens que contribuem com o conforto animal. É recomendado que animais de raças cruzadas sejam criados a pasto, já que não exigem um tratamento específico como no caso de raças especializadas como Holandês e Jersey”, ressalta Paranhos.

Outro ponto abordado na palestra será a aplicação de tecnologias na produção leiteira. Apesar do Brasil ainda não investir fortemente neste ramo, a intensificação de inovações na produção de leite é uma tendência. “De forma tímida, os produtores têm buscado automação de todas as atividades relacionadas ao manejo de vacas leiteiras e aos cuidados com ordenha e higienização. Os equipamentos reduzem a necessidade da interferência humana na realização dos trabalhos, como é o caso da ordenha robotizada, o que reduz o risco de prejuízos com o produto”, explica Mateus.

Sobre o evento – Em sua 18ª edição, o Encontro Técnico do Leite se consolida como um dos principais eventos deste segmento em Mato Grosso do Sul. Com palestras que abordam temas que vão desde o bem-estar animal à produtividade, o evento promovido pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, com patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa, será realizado no dia 02 de junho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a partir das 08h.