Envolvimento de alunos e professores comprova sucesso do programa Agrinho
Envolvimento de alunos e professores comprova sucesso do programa Agrinho
Com intuito de promover a confraternização dos participantes do Programa Agrinho será realizado nesta quinta-feira (26), às 10h, no Yotedi – Parque das Nações Indígenas, o evento de encerramento do ano letivo e a premiação do concurso 2015, onde serão contemplados os três primeiros colocados de quatro categorias, de um total de 63 trabalhos classificados. O evento gera expectativa dos alunos e educadores diante do trabalho desenvolvido nas escolas públicas ao longo deste ano.
“Nossos alunos e professores receberam cinco premiações do concurso Agrinho, em 2014. Este ano vamos receber sete prêmios. Tenho convicção que os resultados só foram possíveis em razão da união e comprometimento de toda equipe com o Agrinho”, afirma a diretora da Escola Municipal Álvaro Lopes, Rosemeire Alves Kurose, de Terenos, retrata o envolvimento das escolas participantes do programa de responsabilidade social do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Implantado em 2014, o Agrinho conta atualmente com 20 municípios do Estado parceiros do programa, atuando em 170 escolas e alcançando mais de 60 mil estudantes da rede pública estadual e municipal. O objetivo do programa é complementar as atividades de aprendizagem para os alunos do 1º ao 9º ano, através de temas transversais, como por exemplo: Ética, Cidadania e Trabalho, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Temas Locais e Pluralidade Cultural.
A diretora Rosemeire destaca que as crianças já perguntavam com animação sobre o programa, logo no início do período letivo. “Acredito que o mais gratificante foi a resposta dos nossos alunos aos assuntos desenvolvidos. O envolvimento de todos possibilitou trabalhos muito bons e estamos orgulhosos de estarmos entre os finalistas, mais uma vez”, complementa.
Ao final do ano letivo é realizado um concurso no qual são avaliados desenhos, redações, experiências pedagógicas e escolas que trabalharam de forma mais criativa o conteúdo oferecido nas cartilhas do programa Agrinho MS.
Em Maracaju, professores e alunos da escola municipal Pedro Aleixo estão entusiasmados por ficarem entre os finalistas de 2015. “Estamos honrados em participar novamente do programa e a adesão de professores e alunos foi tão alta que tivemos de realizar um concurso interno para elencarmos os representantes que participariam do Agrinho”, explica o coordenador pedagógico, Júlio César Oliveira Alves.
Sangue novo – O município de Guia Lopes da Laguna, por meio da Escola Estadual Salomé de Melo Rocha aderiu ao programa em 2015, mas já demonstra comprometimento nos resultados. A professora, Elyz Rejane, trabalhou o conteúdo com alunos do quarto ano e avalia os pontos que mais chamaram atenção. “Percebi que os alunos demonstraram muito interesse em aprender sobre o histórico dos produtos estudados. O Agrinho despertou curiosidade das crianças, resultando na vontade de aprender mais”, reforça.
Elyz relata ainda uma experiência desenvolvida na escola foi o envolvimento dos familiares dos alunos. “Resolvi apresentar uma proposta sobre a rede de aprendizagem criando uma página nas redes sociais no mundo digital. Isso mobilizou os pais, parentes e amigos dos alunos, divulgando o programa e comprovando que a tecnologia pode ser algo positivo na aprendizagem. Sob orientação e horário definido, os estudantes acessavam vídeos e informações sobre assuntos que estávamos estudando”, argumenta.
Sobre o tema ‘As Coisas Que Ligam o Campo e a Cidade’, a professora salienta: “A proposta do programa Agrinho foi desafiadora e ofereceu um leque de oportunidades e conhecimentos, onde o aluno para entender e aprender tem que estar conectado. Como educadora posso afirmar que estou realizada, pois consegui oferecer mais dinamismo em minhas aulas e testemunhar alunos ativos e com vontade de aprender”, enfatiza.
Na avaliação do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o Agrinho já se consolidou em Mato Grosso do Sul e iniciará um novo desafio em 2016. “Começaremos o próximo ano letivo com mais 15 cidades participantes e estamos confiantes que alcançaremos em pouco tempo todos os municípios do Estado”, conclui.
Sobre o Agrinho – O Agrinho é o programa desenvolvido pelo Sistema Famasul, em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da SED – Secretaria de Estado de Educação, SEMADE – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, SEPAF – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar e SECTEI – Secretaria de Estado de Cultura, Turismo. Empreendedorismo e Inovação e com as Prefeituras Municipais, por meio das Secretarias Municipais de Educação.
Serviço – O evento de premiação do Concurso Agrinho 2015 será realizado nesta quinta-feira (26), a partir das 10h, no Yotedi – Parque das Nações Indígenas. O endereço é Rua Antonio Maria Coelho, 4069, bairro Carandá Bosque.