Skip directly to content

Especialista explica como é possível gerenciar uma propriedade rural pelo celular

Especialista explica como é possível gerenciar uma propriedade rural pelo celular

02/06/2015 - 14:30

Lá se vão bons tempos em que se gerenciava a fazenda pelo olho do dono e na ponta do lápis. A tecnologia chegou ao campo com softwares, computadores e novas tecnologias, mas uma realmente veio para ficar e é novidade ainda para muito produtor rural. Gerenciar a fazenda e a sua plantação pelo celular.

Acessar informações das áreas, mapas e operações diretamente no campo é algo realmente extraordinário. A tecnologia de mobilidade permite que se ganhe tempo e produtividade, antecipando ações para garantir o controle efetivo dos eventos na floresta. Mas será que é possível?

Quem garante a eficácia desta nova tecnologia móvel é o consultor de negócios da Inflor, Edson Barbosa da Silva, um dos palestrantes do seminário do Programa Mais Floresta, Programa Mais Floresta, promovido Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural e pelo Paulo Cardoso Comunicações e que será realizado na próxima quinta-feira (04), às 14 horas, durante a feira Três Lagoas Florestal.

Em sua palestra Edson vai abordar como podemos simplificar o dia a dia do pequeno e médio produtor florestal trazendo as melhores práticas de gestão e controle em uma ferramenta simples e amigável.

“Vamos mostrar ao produtor que o uso da tecnologia pode ajudá-lo a ser mais eficiente no controle das suas áreas e das características dos talhões que as compõem, mostrar que ele pode controlar de seu celular qual o investimento feito em cada talhão, saber se as operações de campo estão sendo realizadas de acordo com as condições de cada talhão, se o planejamento e controle de estoques de insumos estão adequados a programação operacional, se há segurança na forma utilizada para controlar e pagar as atividades executadas nas fazendas, ter rastreabilidade física e financeira do talhão ao longo do tempo e saber o custo do m³ de madeira em pé ou transportada até o destino final”, salienta Edson Barboza.

E mais: será possível ao produtor visualizar de forma prática como a tecnologia pode ajudar a avaliar os investimentos realizados e o custo de produção da floresta; definir a forma ideal de alocação de mão de obra, materiais e utilização de recursos próprios para cada tipo de atividade; controlar as operações, equipamentos e equipes de trabalho, utilizando funções de análises comparativas de custos e eficiência, traçando índices de desempenho e produtividade.

Mais Floresta – A palestra acontece durante o Programa Mais Floresta, que integra a feira Três Lagoas Florestal, realizada naquela cidade sul-mato-grossense a partir do dia 02 de junho. O Programa Mais Floresta é organizado pelo Senar/MS e pela Paulo Cardoso Comunicações. Para mais informações sobre a programação acesse o site www.senarms.org.br/projetos/mais-floresta. As inscrições são gratuitas.