Skip directly to content

Experiências do produtor norte-americano enriquecem currículo de lideranças rurais

Experiências do produtor norte-americano enriquecem currículo de lideranças rurais

11/05/2015 - 15:30

Alta tecnificação, perfil familiar diferenciado, gestão e sustentabilidade. Essas foram algumas das características das propriedades rurais dos Estados Unidos que mais chamaram a atenção dos participantes do Líder MS – Liderança Empreendedora do Agronegócio, durante a comitiva que percorreu três estados americanos – Wisconsin, Illinois e Minnesota – entre os dias 02 e 11 de maio.

A viagem técnica foi a última etapa do curso de especialização cumprindo uma programação de oito dias com roteiro incluindo visitas técnicas a propriedades produtoras de grãos, de gado de corte e de leite, além de instituições de ensino e pesquisa na região conhecida como “Corn Belt” (cinturão do milho), em três estados norte-americanos: Illinois, Wisconsin e Minnesota.

O grupo, formado por 44 pessoas, percorreu além das propriedades rurais consideradas modelos, as  universidades que são referências em pesquisas do setor. Para o analista de mercado da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e aluno do Líder MS, Leonardo Carlotto,  o modelo de gestão aplicado pelos produtores rurais dos Estados Unidos  pode ser aplicado no agronegócio sul-mato-grossense.

“A viagem foi  totalmente proveitosa porque nos mostrou diferentes aplicações de tecnologia nas propriedades rurais. Entretanto, a gestão é, de fato, algo que podemos adotar de forma integral e imediata nas propriedades de Mato Grosso do Sul. Desde como eles realizam a negociação de suas matérias-primas com os compradores até como participam das associações representativas”, ressalta o analista da Famasul.

Outro destaque no modelo produtivo americano é o acesso dos produtores rurais às pesquisas desenvolvidas dentro das universidades. “É incrível como, por intermédio dos projetos de extensão, as pesquisas chegam ao campo de forma quase imediata e com grande aceitação por parte dos produtores rurais”, avalia Carlotto.

No primeiro dia de visitas técnicas, a comitiva conheceu o modelo de produção aplicado em uma propriedade rural localizada na cidade de Kimball, no Estado de Minnesota, que trabalha no sistema de integração lavoura e pecuária. “Pude constatar que o próprio produtor toca seu negócio de uma maneira muito simples face a ampla infraestrutura que possui, perante a carência de mão de obra. Tendo ele uma visão voltada para o consumidor final e foco no lucro”, ressaltou o aluno e diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini.

Também chamou atenção dos alunos a gestão correta de recursos hídricos. Segundo os dados da Associação dos Produtores de Soja de Minnesota,  aproximadamente 30% das áreas produtoras do Estado utilizam técnicas de drenagem para irrigação do solo. “Sem o uso da tecnologia não seria possível produzir grãos na localidade”, destacou a aluna e jornalista, Cristiane Nantes Sandin.

Liderança Rural – O Líder MS II compõe a AERMS – Academia de Empreendedorismo Rural de Mato Grosso do Sul, iniciativa do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS. Esta é a segunda turma do curso, iniciado em meados de 2013.  Os alunos receberam formação em nível Lato Senso de professores da USP – Universidade de São Paulo e da UFPR –  Universidade Federal do Paraná. O curso trouxe em sua grade curricular disciplinas relacionadas a aspectos jurídicos, econômicos, políticos, sociais, organizacionais, além de seminários e estudos de caso que contribuem para a formação intelectual de profissionais que exerçam funções de liderança. Colaboração e fotos da jornalista Cristiane Nantes Sandin