Skip directly to content

Expoac 2018: Em Caarapó, diretor da Famasul destaca potencial agronômico do município na abertura do evento

Expoac 2018: Em Caarapó, diretor da Famasul destaca potencial agronômico do município na abertura do evento

13/09/2018 - 17:30

A feira engloba também as festas do milho e do leite no município

A diretoria do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS participou da abertura da 27ª edição da Exposição Agropecuária de Caarapó – Expoac 2018, município distante 264 quilômetros de Campo Grande. Conforme as edições anteriores, durante a programação do evento será realizada a Festa do Milho, que irá premiar a maior espiga de milho, com base na produtividade e valorização da melhor técnica de plantio.

Durante o evento, o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni,  afirmou: “Rumo à excelência da lavoura, Caarapó tem um enorme potencial agronômico que sustenta a economia local. Na temporada 2016/17, foram plantados mais de 76 mil hectares de milho, com produtividade de 112,50 sc/hectare, ocupando a 5ª posição no ranking estadual”.

Enfatizando o potencial agrícola local, Bertoni destacou: “Nessa última temporada (2017/18), a soja ocupou mais de 94 mil hectares do município, correspondendo a uma produtividade de 62,07 sc/ha. É a produção de grãos colocando Caarapó cada vez mais em destaque!”.

O presidente do Sindicato Rural de Caarapó, Antônio Umberto Maran, salientou a relevância do evento para a população local. “Ao final do ano encerro este mandato na diretoria idealizando a maior festa já realizada pela nossa entidade. Por isso trabalhamos muito para trazer o melhor à população que tanto prestigia o nosso evento. Os portões serão abertos para fomentar ainda mais o lazer, e mais ainda as ofertas de negócios e conhecimento”, declarou

Haverá também a Festa do Leite, que premiará o proprietário da vaca que produzir a maior quantidade de leite e a tradicional Festa do Laço Comprido. Além disso, nesta quinta-feira, a partir das 19h40, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promove uma palestra técnica com o tema Pecuária de Leite - A solução é a Gestão, no parque de exposições.

Participaram do evento o diretor-secretário do Sistema Famasul, Frederico Stella; o vice-presidente do Sindicato Rural de Caarapó, Carlos Eduardo Macedo; os presidentes dos sindicatos rurais: de Fátima do Sul, Dario Antônio Gomes Silva, e de Amambai, Ronan Nunes da Silva; os presidentes das comissões do município do Leite, Leandro do Carmo e do Milho, Olavo Trindade; o secretário de Comunicação do município, Dilermano Alves, representando o prefeito Mário Valério; e o presidente da Câmara Municipal de Caarapó, André Nezzi.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul - Rodrigo Corrêa