Skip directly to content

Expoagro 2019: Mais de 400 pessoas participam do primeiro Dia de Campo do Senar/MS da horticultura e bovinocultura de leite

Expoagro 2019: Mais de 400 pessoas participam do primeiro Dia de Campo do Senar/MS da horticultura e bovinocultura de leite

17/05/2019 - 09:45

Iniciou nesta quarta-feira (15), o primeiro dos três Dias de Campo promovidos pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sindicato Rural de Dourados. A ação acontece na 55ª edição da Expoagro, feira agropecuária do município localizado a 200 quilômetros da Capital. A programação ocorre entre os dias 15 a 17 de maio. O evento reuniu cerca de 400 pessoas entre produtores rurais, estudantes e interessados em dar início na atividade.

Durante a abertura, o coordenador do programa da AteG – Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura, Dorly Pavei, afirmou que o objetivo do dia de campo é realizar a transferência de conhecimento técnico para o produtor. “Essa é uma oportunidade para que vocês possam adquirir essa informação e depois consigam implantar essas tecnologias nas propriedades ou ter mais alternativas para possibilidade de renda”.

O presidente do Sindicato, Lúcio Damália, reconheceu o apoio das entidades parceiras que se propuseram a auxiliar a iniciativa. “Sou grato ao Senar/MS por viabilizar o evento. Nós estamos na era do conhecimento. A concorrência é muito forte e só conseguiremos nos manter no mercado sendo competitivos. E para isso, precisamos estar preparados e aqui nós temos a chance de conhecer na prática como fazer”, declarou Damália que também agradeceu a presença dos participantes na exposição.

Para o coordenador do programa AteG – Bovinocultura de Leite, Juliano Bergler, a proposta das oficinas é divulgar novas técnicas para o produtor rural implementar. “Nós queremos apresentar as tecnologias que estão em prática aqui no projeto fazendinha com a intenção de que no dia seguinte o agricultor ou o produtor de leite já possa colocar em prática na sua propriedade”.

Incubadora Técnica – É um projeto realizado pelo Sindicato Rural de Dourados com o apoio do Senar/MS com o objetivo de intensificar a integração da educação formal com a prática no campo.

Após as oficinas de horticultura, os estagiários do projeto apresentaram seus trabalhos finais com propostas práticas de otimizar as atividades do produtor na propriedade.

A iniciativa foi desenvolvida pela ex-aluna da rede e-Tec e mobilizadora do sindicato rural, Alcione Aparecida da Cunha Oliveira, com o intuito de solucionar as dificuldade encontradas pelos alunos ao se graduarem no curso técnico. “Nós saíamos sem nenhum embasamento da parte prática, quando chegava no mercado de trabalho encontrava dificuldade de entender aquilo que se tinha estudado no papel. Hoje em dia até as faculdades sofrem esse problema”.

O aluno Alisson Marques Soares apresentou seu trabalho final que, segundo ele, analisa a viabilidade econômica da produção de húmus (esterco animal) com o material vegetal (resíduo de culturas pré-compostadas). Soares afirma que com a utilização correta do produto, o proprietário pode potencializar uma economia de até um salário mínimo e meio por mês. “Aliar a prática junto com a gestão, é um diferencial para o mercado, para mim profissionalmente e que me ajudou a ter um maior contato com o Senar, com os técnicos e com os eventos da Famasul”.

São parceiros do evento a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural e o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis