Skip directly to content

Expoivi 2017: Saito anuncia implantação do curso técnico em Agronegócio do Senar/MS em 2018, no município

Expoivi 2017: Saito anuncia implantação do curso técnico em Agronegócio do Senar/MS em 2018, no município

17/11/2017 - 16:00

Capacitação atenderá demanda da região do Vale do Ivinhema por mão de obra especializada

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou, nessa quinta-feira (16), da abertura da 6ª edição de Expoivi – Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e da Agricultura Familiar de Ivinhema.

No evento, Saito anunciou que, a partir de 2018, Ivinhema será polo do curso Técnico em Agronegócio, promovido pelo Senar. “Com isso, poderemos atender a demanda, tão necessária, de capacitação de mão de obra, trazendo uma evolução constante ao município e região”.

Com carga horária de 1.230 horas/aula, a capacitação de nível técnico é o primeiro curso de capacitação contínua do Senar e tem como objetivo formar técnicos especialistas na gestão do agronegócio. Em Mato Grosso do Sul, atualmente os polos estão situados nos municípios de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Coxim, Dourados e Maracaju.

A iniciativa diplomou a segunda turma do Estado, em 2017, totalizando 92 novos profissionais habilitados para atuarem em diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária.

O anúncio foi comemorado pela presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel, que afirmou que iniciativas como esta promovem o crescimento do município. “Constantemente a parceria do sindicato com o Senar/MS resulta em ações importantes para a região. Desde o primeiro ano deste curso, acompanhamos de perto o avanço dos outros polos e queríamos muito trazer para o curso a nossa região”.

Edy destacou outras ações de transformação social desenvolvida pelo Senar/MS. “Outro exemplo é o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, em Novo Horizonte do Sul que,  em  junho deste ano, atendeu mais de 1,1 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais”. No evento, Saito falou também da relevância da feira para o desenvolvimento do município e das iniciativas do Senar/MS como a Assistência Técnica e Gerencial oferecida a 24 produtores rurais, além da metodologia do Agrinho aplicada em seis escolas de Ivinhema, para mais de 2 mil alunos.

A Expoivi faz parte das comemorações dos 54 anos de emancipação do município e segue com programação vai até sábado (18), dia em que a atração musical ficará por conta da Naiara Azevedo, cantora reconhecida nacionalmente. Parte da renda da bilheteria será revertida para a Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que segundo o presidente da instituição, Antônio Gomes, que atende hoje mais de 130 alunos da região.

O presidente da Câmara dos Deputados, Renato Pieretti Câmara, salientou: “Já na sexta exposição de Ivinhema, o parque está à altura da classe dos produtores que têm dado alegria a nossa cidade, através da produção de leite, fruticultura e graças também as grandes culturas”.

O prefeito de Novo Horizonte do Sul, Marcílio Álvaro e o prefeito de Ivinhema, Eder Wilson, prestigiaram a abertura, dando ênfase à evolução da feira. “É mais uma edição da exposição com a importante parceria com o sindicato rural, que tanto contribui com o desenvolvimento do município”, afirmou Wilson.

Investimentos –  Durante o evento, Edy inaugurou o auditório que comporta 80 pessoas. “É uma conquista muito grande para o sindicato, porque dará oportunidade para ampliar o atendimento com curso e será sede do nosso polo do curso Técnico em Agronegócio”.

Nesta sexta-feira (17), será apresentado o primeiro resultado de pesquisa da unidade da Fundação MS em Ivinhema. “Neste primeiro levantamento, as informações estão voltadas para o cereal milho. É uma conquista muito aguardada por todos nós”, comemora Edy.

Agrinho 2017 – Durante o evento, as prefeituras de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul receberam homenagem da Famasul e do Sindicato Rural pelo bom desempenho no Programa Agrinho 2017. Ivinhema foi destaque nas premiações deste ano, com três colocações, conquistando o primeiro lugar na categoria desenho, 1º ano; 3º lugar desenho, 2º ano e 3º lugar – redação, 5º ano.

Participaram da cerimônia, a presidente do Sindicato Rural de Anaurilândia, Ligia Franciscon Ricardo; do Sindicato Rural de Caarapó, Antônio Umberto Maran; de Jateí, José Pereira da Silva; de Fátima do Sul, José Ricardo Casotti; de Angélica, Antônio Gesuatto; de Dourados, Lúcio Damália; de Glória de Dourados, Edgar Yamato; de Nova Alvorada do Sul, Telma Menezes de Araujo; o presidente da Câmara dos Vereadores, Adimilson Fotografo, o chefe da Iagro, Marcelo Aparecido Jesus Matias e diretor regional do  Sicredi, Sadi Masiero.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul / Carla Gavilan e Ana Brito
Fotos: João Carlos Castro