Skip directly to content

Expomara 2019: Senar/MS realiza Vitrine da Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura

Expomara 2019: Senar/MS realiza Vitrine da Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura

10/06/2019 - 09:00

O Senar/MS realizou na sexta-feira (7) a Vitrine da ATeG – Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura. O evento foi promovido em parceria com o Sindicato Rural na 50ª Expomara – Exposição Agropecuária de Maracaju, município que está localizado a 140 quilômetros da Capital, e reuniu cerca de 30 pessoas. A ação contou com a presença do presidente do sindicato rural, Christiano Souza Binz.

Segundo o coordenador da Assistência Técnica em Horticultura, Dorly Pavei, as ações da instituição têm a intenção de difundir as tecnologias. “A Vitrine Tecnológica em Horticultura é um momento onde nós levamos ao produtor novas técnicas e mais conhecimento para que ele possa aplicar em sua propriedade. Na região de Maracaju nós verificamos uma necessidade de levar conhecimento quanto às melhorias na irrigação. Para isso, nós trouxemos uma oficina exclusiva com foco na implantação e no manejo”, explica.

Pavei acrescenta: “Os produtores puderam ter a oportunidade de conhecer novas opções para o seu sistema de irrigação e também conhecer mais sobre os períodos para as culturas que eles trabalham, com a oportunidade de melhoria no seu método de cultivo, redução de custos e consequentemente melhorar a rentabilidade de suas propriedades”.

Para o produtor rural, Ciro Gonçalves Pacheco, foi uma importante forma de aprender mais sobre o assunto. “Antes nós não sabíamos muito e agora nós sabemos. É uma maneira de preservar o meio ambiente, usando a quantidade de água necessária para nossa cultura. Isso para mim é um grande aprendizado, fora as outras palestras que nós temos participado”, afirma.

Para a gerente do Sindicato Rural e engenheira agrônoma, Cláudia Nogueira, o tema chamou a atenção do proprietário rural. “A comunidade São Miguel que hoje faz parte do Hortifrúti, vem desenvolvendo muitos trabalhos na área de irrigação, então isso veio somar muito na produção deles e eu acredito que o resultado nós poderemos ver em breve no campo”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis